INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2012/2013 2
0734
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Aluno de Iniciação Científica: Nayara Martins Lopes (IC-Voluntária)
Curso: Terapia Ocupacional (MT)
Orientador: Andréa Maria Fedeger
Colaborador: Cristhiany Bollmann, Stela Malko
Departamento: Terapia Ocupacional
Setor: Setor de Ciências da Saúde
Área de Conhecimento: 40800008
RESUMO
Este trabalho esta vinculado ao projeto de pesquisa de campo intitulado: "Estudo descritivo do desempenho em dirigir automóveis de pessoas com diagnóstico de doença de Parkinson (DP)" que trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo com delineamento transversal de caráter observacional e com grupo controle iniciada em 2011. A Política Nacional de Transito (PNT) não é precisa sobre o processo de avaliação de desempenho em pessoas com necessidades especiais e diagnósticos de doenças crônicas como a DP. A participação como aluna de iniciação cientifica bolsista da Fundação Araucária iniciou-se em agosto de 2012. O objetivo deste estudo é descrever as habilidades avaliadas no teste do relógio (TR) e relacioná-las ao desempenho na condução de automóveis de pessoas com DP no grupo de estudo (GE) e sem doença no grupo controle (GC) na faixa etária entre 45 e 70 anos de idade de ambos os sexos. O TR esta sendo aplicado simultaneamente com a Avaliação de Desempenho em Dirigir Automóveis (ADDA-DP). Os sujeitos da amostra são encaminhados pela Associação Paranaense de Portadores de Parkinsonismo APPP. Os critérios de inclusão para os sujeitos participarem da pesquisa foram à validação atualizada da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) a ausência de comprometimento cognitivo, e pessoas com ou sem uso de lentes corretivas. O TR avalia a memória a curto e longo prazo, a representação do desenho e a disposição dos números, as funções executivas e a interpretação do paciente diante as instruções do avaliador. Os critérios de analise do TR tem como base o estudo de Sunderland. A revisão bibliográfica tem como base de dados Lilacs, Medline e Scielo com busca por publicações entre 2002 até 2012. A busca de dados apresenta escassos materiais publicados sobre condução de automóveis no Brasil. Na pesquisa de campo a amostra atual apresenta 20 pessoas em ambos os grupos. Para a apresentação da justificativa da pesquisa no processo de cooptação de pessoas do GE evidenciou-se relatos de constrangimentos passados na revalidação da carteira nacional de habilitação (CNH) pelo desconhecimento das habilidades avaliadas. A amostra encontra-se com 20 pessoas para ambos os grupos que tem a predominância masculina, sendo 55% no GC e 90% no GE. E Em relação a aplicação do TR não houve dificuldades. Este estudo tem oportunizado a discussão sobre a ciência, a terapia ocupacional, a política nacional de transito, o desempenho ocupacional e a condução de automóveis como uma atividade instrumental de vida diária (AIVD) complexa.
Palavras-chave: Terapia Ocupacional, Teste do Relógio, Condução de Veículos