DESEMPENHO DE CRIANÇAS DE 8 ANOS DE IDADE COM E SEM TDC, NOS ITENS DE ESCRITA DA AVALIAÇÃO DA COORDENAÇÃO E DESTREZA MOTORA ACOORDEM
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Aluno de Iniciação Científica: Giovana Aline dos Santos (IC-Voluntária)
Curso: Terapia Ocupacional (MT)
Orientador: Ana Amélia Cardoso Rodrigues
Co-Orientador: Lívia de Castro Magalhães
Departamento: Terapia Ocupacional
Setor: Setor de Ciências da Saúde
Área de Conhecimento: 40800008
RESUMO
A escrita é considerada uma habilidade extremamente complexa que envolve fatores perceptivos, cognitivos, motores e sensório-motores. A pobre qualidade de escrita, encontrada no contexto escolar, tem impacto significativo no desempenho acadêmico, na autoestima e na formação do autoconceito da criança, e pode estar associada às dificuldades motoras, como o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Portanto, avaliações do desempenho na escrita devem ser realizadas o mais precocemente possível, com o objetivo de evitar frustrações e impactos no desempenho acadêmico da criança. O objetivo deste estudo foi verificar se há diferença no desempenho da tarefa de escrita, em crianças de oito anos de idade com e sem TDC, através da análise dos itens de Escrita (Alfabeto e Cópia de Texto) da Avaliação da Coordenação e Destreza Motora ACOORDEM. Foram analisadas e pontuadas amostras de escrita de crianças de escolas públicas e particulares, advindas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, com oito anos completos de idade. Obteve-se 96 amostras, sendo 19 de crianças com TDC. Para os subitens quantitativos realizou-se análise da escrita seguindo as Normas de Aplicação da ACOORDEM e para os subitens qualitativos atribuiu-se pontuação em uma escala de 1 a 4, considerando desde um desempenho pobre até um desempenho consistente. Após análise estatística dos itens pontuados utilizando o Pacote Estatístico SPSS, versão 17.0, verificou-se diferença significativa de desempenho apenas nos subitem quantitativo "Escore total/somatório dos itens de alfabeto" e nos subitens qualitativos "Letras não ultrapassam os limites da linha" e "Letras de tamanho uniforme", ambos correspondentes ao teste de Escrita do Alfabeto. Os resultados obtidos foram inesperados, uma vez que a literatura aponta que os problemas de escrita são critérios fundamentais para diagnóstico do TDC, apresentando vínculo com as dificuldades motoras, como verificado em estudos anteriores, envolvendo grupo de crianças com e sem TDC de diferente faixa etária. Acredita-se que a diferença nos resultados entre os dois grupos se deve ao fator idade, que possibilitou as crianças de 8 anos maiores experiencias para aquisição de habilidades através do treino. São necessárias novas pesquisas envolvendo os itens de escrita da ACOORDEM, bem como novos estudos sobre o tema, uma vez que ainda há insconsistência nas pesquisas brasileiras sobre a influência dos diferentes fatores que estão relacionados ao desempenho de escrita
Palavras-chave: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação, Desempenho de Escrita, Avaliação da Escrita