AVALIAÇÃO DOS FATORES ESTRESSORES QUE INFLUENCIAM O DESEMPENHO OCUPACIONAL DOS ACADÊMICOS DE TERAPIA OCUPACIONAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

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Aluno de Iniciação Científica: Angélica Hostert (PIBIC/CNPq)

Curso: Terapia Ocupacional (MT)

Orientador: Iranise Moro Pereira Jorge

Co-Orientador: Maria Fernanda Guimarães

Departamento: Terapia Ocupacional

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40800008


RESUMO

Denomina-se de estresse o momento em que surge a necessidade de adaptação a alguma situação relevante, sendo ela positiva ou negativa. Quando ocorre a quebra da homeostase o organismo apresenta reações com componentes psicológicos, físicos, mentais e hormonais. Diante disto, este trabalho, denominado ‘Avaliação dos Fatores Estressores que influenciam o Desempenho Ocupacional dos Acadêmicos de Terapia Ocupacional' tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos de Terapia Ocupacional de uma Universidade localizada no Sul do país, que mensura o nível de estresse a fase de estresse que estes alunos apresentam, bem como sua sintomatologia. Esta pesquisa baseia-se no Modelo Quadrifásico de Lipp que classifica o estresse em quatro fases: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão. Para a coleta de dados, que iniciou-se em março, foi utilizado e aplicado o Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp ISSL, dos 285 alunos matriculados 116 participaram da pesquisa, todos os alunos participantes encontram-se devidamente matriculados no período integral (manhã e tarde) e têm mais de dezoito anos. Este estudo obteve autorização do Comitê de Ética da instituição, bem como a ciência da Coordenação e que todos os participantes assinaram o TCLE. Concluiu-se que 24% dos acadêmicos não apresentam níveis de estresse e que 76% apresentam sintomas de estresse. Os estudantes participantes do Curso de Terapia Ocupacional têm sintomas de estresse e a maioria se encontra na fase de resistência, com uma sintomatologia predominantemente psicológica, porém, os alunos apresentam, também, muitos sintomas físicos no momento. Os sintomas psicológicos que foram mais assinalados e apresentados de acordo com o preenchimento do ISSL pelos estudantes foram a ‘vontade súbita de iniciar novos projetos', ‘sensibilidade emotiva excessiva (estar muito nervoso)', ‘irritabilidade excessiva', ‘sensação de incompetência em todas as áreas', ‘cansaço excessivo', ‘irritabilidade sem causa aparente' e ‘angústia/ansiedade diária'. Tendo em vista os sintomas físicos, os mais assinalados pelos estudantes participantes, foram ‘nó no estômago', ‘tensão muscular', ‘insônia', ‘mudança de apetite', ‘problemas com a memória', ‘mal estar generalizado, sem causa específica', ‘sensação de desgaste físico constante' e ‘cansaço constante'. Com isto, ressalta-se que o ISSL foi útil e possibilitou uma avaliação sobre os sintomas de estresse, os níveis e a sintomatologias em que os estudantes se encontram.

Palavras-chave: Estresse, Estresse Universitário, Terapia Ocupacional