PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS DE DOCENTE DE ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM APÓS IMPLANTAÇÃO DAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

0672

Aluno de Iniciação Científica: Reinaldo Miguel Dolny Massoquetti (IC-Voluntária)

Curso: Enfermagem (MT)

Orientador: Carmen Elizabeth Kalinowski

Departamento: Enfermagem

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40400000


RESUMO

Os referenciais demonstram a relevância e pertinência do tema para o aprimoramento, bem como a importância, no processo educativo na formação dos alunos de enfermagem. O estudo teve como objetivo conhecer as práticas educativas inovadoras do trabalho dos docentes de administração e gerência em enfermagem em três cursos de enfermagem na cidade de Curitiba. Realizada revisão integrativa da literatura, por meio da SciELO, com descritores recuperados individualmente, sendo "estratégias de ensino", "estratégias de aprendizagem", "educação em enfermagem", "educação", "aprendizagem", "graduação em enfermagem", "estudantes de enfermagem" e "ensino". A análise procedeu segundo análise de conteúdo de Bardin. Pesquisa com abordagem qualitativa utilizando a técnica de entrevista gravada com roteiro semi estruturado, com questões abertas sobre as estratégias de aprendizagem inovadoras utilizadas, bem como as situações limitantes e abrangentes. Foram abordados 11 professores. Os dados foram analisados segundo analise de conteúdo de Bardin. A revisão integrativa aponta que "políticas públicas de saúde", "contextualização", "instrumentos gerenciais", "intervenções", "estratégias de ensino", "manuais e normas", "administração da assistência" e "educação continuada" são as categorias relatadas nas práticas educativas inovadoras. As entrevistas indicam que as temáticas gerenciais possibilitam a utilização de diferentes práticas educativas e a frequência maior aparece na disciplina de estágio e apontam o compromisso com o processo educativo. Desvela a unanimidade dos docentes no uso de metodologias como – roteiros semi estruturados que orientam e possibilitam a leitura e reflexão sobre a organização dos serviços de saúde; participação em passagem de plantão multidisciplinar; uso de filmes com discussão coordenada; entre outras por favorecerem o maior comprometimento do aluno com o seu processo de aprendizagem e que permitem processos reflexivos sobre o trabalho e ambiente para o trabalho em saúde. O estudo permitiu compreender as limitações e possibilidades no trabalho docente e que ocorre um maior comprometimento do aluno com a aprendizagem.

Palavras-chave: Programas de Graduação em Enfermagem, Docentes de Enfermagem, Prática do Docente de Enfermagem