FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA LITERATURA E DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
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Aluno de Iniciação Científica: Maythe Pacheco da Silva (PIBIC/CNPq)
Curso: Enfermagem (MT)
Orientador: Aida Maris Peres
Colaborador: Jéssika Rodrigues Rocha, Alyni Cristiny Dobkowski,
Departamento: EnfermagemAna Carla Lemos Hipólito
Setor: Setor de Ciências da Saúde
Área de Conhecimento: 40400000
RESUMO
Este estudo insere-se na linha de pesquisa "Políticas e Práticas de Saúde, Educação e Enfermagem" compondo um projeto de pesquisa mais amplo, denominado "Gerenciamento em Saúde e Enfermagem: formação e prática profissional", que investiga a formação e a prática gerencial em Saúde e Enfermagem. Esta pesquisa tem como objetivo reconhecer como ocorre a formação gerencial do enfermeiro, comparando percepções teóricas apontadas na literatura com as percepções de discentes de diferentes semestres da graduação. Caracteriza-se como um estudo qualiquantitativo, aplicado em uma universidade pública da cidade de Curitiba/PR, de cálculo amostral com margem de erro de 0,5%, em que 120 discentes matriculados entre o 3º e 10º semestres do Curso compuseram a amostra. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com questões abertas e fechadas. Na instituição estudada, os discentes entram em contato com as disciplinas específicas de Administração em Enfermagem a partir do oitavo período. Nos semestres anteriores (3º, 4º, 5º, 6º e 7º), 32 discentes, dos 80 pertencentes a estes períodos e oito desperiodizados, frisaram sua expectativa na liderança de equipe e 17 dos discentes esperam ter um preparo adequado para exercê-la. Entre o oitavo período até o décimo, a concentração do saber/agir se dá no planejamento segundo a resposta de 12 dos 30 discentes pertencentes a estes períodos que já passaram pela disciplina. Verifica-se que as concepções que os discentes que ainda não passaram pela disciplina possuem, são focadas na liderança ou em procedimentos assistenciais. Já as concepções dos alunos que passaram por uma ou pelas duas disciplinas abrangem as duas dimensões: a do gerenciamento atrelada à da assistência. A formação do enfermeiro implica também na construção de competências gerenciais, compostas por conhecimentos, habilidades e atitudes a serem propiciadas em múltiplas áreas, com oportunidades para a apreensão de saberes em sua trajetória acadêmica, até a administração de um setor, unidade, ou serviço de saúde, na sua futura prática profissional.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Ensino de Enfermagem, Organização e Administração