FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: CONHECIMENTO DISPONÍVEL NA BASE DE DADOS PUBMED E CONCEPÇÕES DOS DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA

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Aluno de Iniciação Científica: Jessika Rodrigues Rocha (PIBIC/CNPq)

Curso: Enfermagem (MT)

Orientador: Aida Maris Peres

Colaborador: Alyni Cristiny Dobkowski, Ana Carla Lemos Hipolito,

Departamento: EnfermagemMaythe Pacheco da Silva

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40400000


RESUMO

Objetivou-se analisar o conhecimento científico sobre a formação gerencial do enfermeiro publicado entre 2001 e 2011, e identificar as concepções de discentes de Enfermagem sobre a dimensão gerencial no trabalho do enfermeiro e as oportunidades propiciadas para sua formação gerencial. De abordagem qualiquantitativa, desenvolveu-se em duas etapas: revisão integrativa com busca de produção científica na base de dados Pubmed, e por aplicação de questionário a discentes de uma universidade privada de Curitiba-PR. Na primeira etapa, realizada de 2011 a 2012, foram encontrados 11.891 artigos e selecionados 13, após leitura de todos os resumos. Na segunda etapa, 60 questionários foram respondidos por discentes que cursavam regularmente o 2º, 3º ou 4º ano de um Curso de Enfermagem. Foi possível verificar que a maioria dos discentes tiveram oportunidade de conhecer conteúdos de liderança (83,3%), comunicação (91,6%), trabalho em equipe (91,6%), tomada de decisão (78,3%), resolução de conflitos (73,3%), processo de mudança (58,3%), sistema de informação (68,3%), planejamento em saúde (68,3%), educação continuada (65%), recursos humanos, físicos e materiais (53,3%), durante as aulas teóricas; o conteúdo de administração do tempo foi reconhecido igualmente (65%) na prática e na teoria. Vários discentes referiram não ter presenciado em nenhum momento da graduação os conteúdos: processo de mudança (23), educação continuada (20), recursos humanos físicos e materiais (26), auditoria (36) e supervisão (34), lembrando que o 2º ano não havia tido ainda disciplina de gerência. Sobre atividades gerenciais durante as aulas práticas/estágios de qualquer disciplina do curso, identificou-se que reuniões de equipe, organização do trabalho, avaliação dos serviços de enfermagem/saúde e educação continuada foram as mais realizadas. Nas aulas práticas/estágios da disciplina de Administração, desenvolveram ações de planejamento, organização do trabalho e avaliação dos serviços de enfermagem/saúde. Dos cenários em que vivenciaram situações gerenciais, destacam-se: hospital, unidade básica de saúde, unidade de saúde da família e UPA. Ao serem questionados sobre seu preparo para atuar como enfermeiros na dimensão gerencial, as respostas positivas foram: 75% dos discentes quanto a conhecimentos, 61,6% em habilidades e 75% em atitudes. Conclui-se que os discentes reconhecem os conteúdos gerenciais desde o 2º ano, mesmo antes de cursar disciplinas específicas. O contato prévio com estes conteúdos permite que os discentes do último ano, sintam-se preparados para atuar na dimensão gerencial.

Palavras-chave: Discentes, Enfermagem, Gerenciamento