O CONHECIMENTO DE UNIVERSITÁRIAS SOBRE O CÂNCER DE MAMA EM MULHERES: CURSO DE NUTRIÇÃO

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Aluno de Iniciação Científica: Gisele Basso Zanlorenzi (Outro)

Curso: Enfermagem (MT)

Orientador: Marilene Loewen Wall

Colaborador: Bárbara Hemily Cassimiro Salvaro, Deisi Cristine Forlin

Departamento: Enfermagem

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40400000


RESUMO

Estima-se 52.680 novos casos de câncer de mama para o ano de 2012 e 2013 no Brasil. Essa neoplasia apresenta bom prognóstico se o diagnóstico e tratamento forem precoces, contudo as altas taxas de mortalidade existentes no Brasil devem ser possivelmente pelo fato do diagnóstico ocorrer em estadios avançados. Objetivou-se caracterizar o conhecimento de estudantes universitárias do curso de nutrição sobre o câncer de mama em mulheres. Trata-se de uma pesquisa qualitativa descritiva, realizada com 12 acadêmicas. A coleta dos dados ocorreu de julho a agosto de 2012. A análise dos dados foi fundamentada em Creswell. O câncer de mama foi associado ao autoexame das mamas. Sete acadêmicas nunca foram orientadas por profissionais de saúde. Idade avançada foi a situação mais citada como risco para a neoplasia mamária. Relacionou-se prevenção à diminuição dos fatores de risco, e detecção precoce ao autoexame das mamas e mamografia. Duas entrevistadas realizam o autoexame periodicamente, duas sabem o que é exame clínico das mamas e todas referiram conhecer a mamografia. As fontes de informações mais citadas foram o médico e a televisão. Oito estudantes conhecem alguém que vivenciou a neoplasia mamária. A alimentação balanceada foi o ponto mais citado quanto à atuação como nutricionistas frente ao câncer de mama. As recomendações vão desde lavar frutas e verduras, diminuir a ingestão de sal, ingerir alimentos sem agrotóxicos, praticar a amamentação, diminuir o consumo de alimentos industrializados, até a prática de exercícios físicos e do autoexame das mamas e ir ao médico regularmente. A maioria citou pós-graduação ou especialização como forma de adquirir mais conhecimentos sobre o tema. As estudantes referiram que o câncer de mama não foi abordado como temática específica do curso. O conhecimento das acadêmicas se mostrou superficial, com informações que em sua maioria são parciais ao que é preconizado pelo Ministério da Saúde. Sugere-se que o currículo seja revisto com o objetivo de voltar-se mais a educação em saúde dentro do próprio curso, como também para capacitar os acadêmicos de nutrição para que possam exercer o seu papel diante de tamanha demanda existente na área da saúde da mulher, mais especificamente para o câncer de mama.

Palavras-chave: Enfermagem, Câncer de Mama, Estudantes