FORMAÇÃO GERENCIAL DO ENFERMEIRO: COMPARAÇÕES ENTRE AS CONCEPÇÕES DA LITERATURA E DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA
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evinci/resumo_0650.html
Aluno de Iniciação Científica: Alyni Cristiny Dobkowski (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Enfermagem (MT)
Orientador: Aida Maris Peres
Colaborador: Jéssika Rodrigues Rocha, Maythe Pacheco da Silva e
Departamento: EnfermagemAna Carla Lemos Hipólito
Setor: Setor de Ciências da Saúde
Área de Conhecimento: 40400000
RESUMO
Inserido na linha de pesquisa "Políticas e Práticas de Saúde, Educação e Enfermagem", este estudo compõe um projeto de pesquisa mais abrangente, denominado "Gerenciamento em Saúde e Enfermagem: formação e prática profissional", e busca pesquisar acerca da formação e da prática gerencial em Saúde e Enfermagem. Tem como objetivo comparar as concepções teóricas, identificadas na literatura, com as concepções de discentes, acerca da dimensão gerencial no trabalho do enfermeiro e de sua formação gerencial. Trata-se de um estudo qualiquantitativo, realizado em uma universidade privada da cidade de Curitiba PR. A amostra foi composta por 60 discentes matriculados regularmente a partir do segundo ano do curso de Enfermagem na universidade de estudo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionário com questões estruturadas e semi-estruturadas. Verificou-se na literatura que as Diretrizes Curriculares Nacionais DCNs dos cursos de Enfermagem sugerem disciplinas que envolvem conteúdos de Administração em Enfermagem, objetivando desenvolver no profissional os conhecimentos para o exercício das competências de administração/gerenciamento. Nesse sentido, teoria e prática no ensino devem se articular. As competências gerenciais também são aprendidas por metodologias ativas e da vivência nas instituições de saúde, sendo esta outra vertente do ensino que oportuniza o exercício da gerência. O saber/ agir do profissional deve basear-se em: tomada de decisões, gestão de pessoas, comunicação, liderança, administração e gerenciamento, temáticas essenciais durante a graduação. A análise dos questionários revelou disparidade entre as dimensões teóricas e práticas do ensino da gerência em enfermagem, com um modelo centralizado no "fazer", relacionado às técnicas e procedimentos assistenciais. A partir do terceiro ano de graduação, os discentes desta universidade têm contato com conteúdos gerenciais, no entanto as aulas teóricas são o principal meio de ensino-aprendizagem na formação. A visão do saber/agir dos discentes, embora apreendida, predominantemente, na teoria, apresenta consonância com a literatura ao verificar-se que os mesmos reconhecem os principais instrumentos do processo de trabalho gerencial do enfermeiro. Concluiu-se que as lacunas entre teoria e prática identificadas na literatura e corroboradas pelos discentes podem ser superadas com estímulo à formação de competências gerenciais nos diversos cenários de ensino, rompendo com a visão voltada ao fazer assistencial.
Palavras-chave: Educação em Enfermagem, Pesquisa em Administração de Enfermagem, Estudantes de Enfermagem