AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE TRAUMATISMO DENTÁRIO POR CUIDADORES DE CRIANÇAS ATENDIDAS NA CLÍNICA DE ODONTOPEDIATRIA DA UFPR APÓS LEITURA DE FOLDER

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Aluno de Iniciação Científica: Márjori Frítola (PIBIC/UFPR-TN)

Curso: Odontologia (MT)

Orientador: Fernanda de Morais Ferreira

Colaborador: Mônica Carmem Junkes, Fabian Calixto Fraiz, Denise Spinardi

Departamento: Estomatologia

Setor: Setor de Ciências da Saúde

Área de Conhecimento: 40204006


RESUMO

O traumatismo alvéolo-dentário (TAD) é um evento que exige condutas rápidas e imediatas de pronto atendimento; condutas estas que determinarão o prognóstico do elemento dentário traumatizado. Para tanto, o conhecimento sobre o assunto é de grande valia para a população leiga, principalmente para os pais / responsáveis de crianças, frequentemente acometidas pelo evento traumático. Este estudo objetivou verificar a eficácia de um folheto educativo para melhorar o conhecimento sobre o pronto-atendimento em casos de TAD de pais / responsáveis de crianças de até 12 anos de idade, além de verificar se há associação entre os fatores socioeconômicos da amostra e seu conhecimento sobre o assunto. Uma amostra de 257 pais / responsáveis respondeu a questionários com dados demográficos e socioeconômicos e sobre atitudes no pronto-atendimento de casos de TAD (QTAD). O QTAD é composto por 10 perguntas de múltipla escolha referentes a situações de avulsão, intrusão, extrusão e fratura na dentição decídua e permanente e foi aplicado antes (QTAD1) e imediatamente após (QTAD2) a leitura do folheto educativo. O folheto educativo se baseou nas orientações da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária, continha instruções sobre como proceder diante de casos de TAD, possuía ilustrações coloridas das situações, linguagem simples e direta. Foi observado que fatores socioeconômicos e demográficos não influenciaram o escore total do QTAD1, mas estiveram associados ao escore total de QTDA2 (Teste de Mann-Whitney e Correlação de Spearman, p < 0,05). Após a leitura do folheto, houve aumento no escore total do QTAD (Teste de Wilcoxon, p < 0,001) e na frequência de acertos para a maioria das questões individuais, sendo o aumento mais expressivo observado entre os respondentes mais jovens (rs = -0,127, p = 0,042), com maior escolaridade (Teste de Mann-Whitney, p < 0,001), maior renda (rs = 0,135, p = 0,030) e menor escore em QTAD1 (rs = -0,524, p < 0,001). O folheto educativo mostrou-se um instrumento válido para melhorar o conhecimento de pais / responsáveis sobre o pronto-atendimento em casos de TAD em crianças, especialmente para aqueles mais pais jovens, com maior escolaridade e renda, e com menor conhecimento inicial sobre o assunto.

Palavras-chave: Traumatismos Dentários, Conhecimento, Pais