HABILIDADES DE DESEMPENHO NA DIREÇÃO DEFENSIVA DE AUTOMÓVEIS VERSUS AS HABILIDADES COGNITIVAS AVALIADAS NO MINI-EXAME DO ESTADO MENTAL (MEEM)

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Aluno de Iniciação Científica: Stela Malko Rochadelli (PIBIC/CNPq)

Curso: Terapia Ocupacional (MT)

Orientador: Andréa Maria Fedeger

Colaborador: Andrea Maria Fedeger

Departamento: Terapia Ocupacional

Setor: Setor de Ciências Biológicas

Área de Conhecimento: 40000001


RESUMO

A condução de automóveis é uma atividade muito importante na vida de grande parte da população mundial, pois se trata de um meio de obter independência, socializar, promover o bem estar e a satisfação pessoal. Considerada como uma Atividade Instrumental da Vida Diária (AIVD), uma das áreas de ocupação estudadas pelo profissional da terapia ocupacional, a direção de automóveis favorece a mobilidade na comunidade. A suspensão desta habilidade devido a uma doença ou incapacidade pode acarretar em sérios danos à saúde psíquica e à participação social de um indivíduo. O presente estudo está vinculado ao voluntariado acadêmico de iniciação científica da Universidade Federal do Paraná e esta vinculado ao projeto de pesquisa "Estudo Descritivo do Desempenho em Dirigir Automóveis de Pessoas com Diagnóstico de Doença de Parkinson (DP)" que trata-se de uma pesquisa bibliográfica e de campo com delineamento transversal, caráter observacional e com grupo controle iniciada em 2011. Tendo em vista a escassez de estudos com destaque para o processo de avaliação de desempenho, em pessoas com necessidades especiais e diagnósticos de doenças crônicas como a DP, na Política Nacional de Trânsito (PNT), a pesquisa descreverá as habilidades de desempenho na direção segura e as habilidades cognitivas avaliadas no Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), e apresentará os dados coletados na amostra composta por 20 pessoas com DP (GE) e grupo controle (GC) na faixa etária entre 45 e 70 anos de idade. O exame esta sendo aplicado juntamente com o protocolo de Avaliação do Desempenho na Direção de Automóveis para pessoas com DP (ADDA-DP). Na revisão bibliográfica foi possível identificar as habilidades relacionadas à direção segura e ao referido exame, sendo que os elementos essenciais para a prática da direção defensiva caracterizam-se como conhecimento, atenção, previsão, decisão e habilidade. Este estudo enfoca as habilidades cognitivas e vísuoperceptivas requeridas para o ato de dirigir, sendo elas: atenção seletiva e mantida, iniciativa, tomada de decisões, julgamento, solução de problemas, planejamento, intuição ou percepção e capacidade de mudar de foco voluntariamente. Até o presente momento foi possível aferir que as habilidades cognitivas que envolvem o desempenho na condução de um automóvel são complexas e que os escores da aplicação do exame precisam ser considerados a partir da escolaridade dos sujeitos. A análise prossegue na comparação entre os grupos.

Palavras-chave: Habilidades Cognitivas, Desempenho, Direção de Automóveis