ASPECTOS METODOLÓGICOS DE UM ESTUDO TRANSVERSAL SOBRE O IMPACTO DA POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA NA SAÚDE DA POPULAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PARANAGUÁ-PR
0568
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Aluno de Iniciação Científica: Gisele Antoniaconi (PIBIC/UFPR-TN)
Curso: Saúde Coletiva - Bacharelado (Setor Litoral) (N)
Orientador: Rodrigo Arantes Reis
Co-Orientador: Daniel Canavese de Oliveira
Colaborador: Natacha Verônica Bazanella
Departamento: Setor Litoral
Setor: Setor Litoral
Área de Conhecimento: 40000001
RESUMO
Paranaguá é um município de porte médio, com população de 140.469 habitantes, localizado no litoral paranaense. A atividade portuária é o principal movimentador econômico local, influenciando também fatores como educação, saúde e ambiente. No que tange a questão ambiental, destaca-se a poluição atmosférica, responsável pelo agravo de diversos problemas de saúde, em especial os de ordem respiratória entre crianças e adolescentes. Esse documento tem como objetivo apresentar uma parcela da metodologia definida na pesquisa. Nesse sentido, apresenta-se como se procedeu a aplicação do método ISAAC (International Study of Asthma and Allergies) em colégios da rede estadual de ensino de Paranaguá-PR. Foi desenvolvido um estudo transversal no qual se realizou aplicação do questionário ISAAC em uma amostra de 541 estudantes de 13 e 14 anos de colégios estaduais. O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFPR. Durante a coleta de dados foram percorridas salas com estudantes na faixa etária de 13 e 14 anos. Aos que desejaram participar da pesquisa foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), solicitando autorização dos pais ou responsáveis para participar da pesquisa. No dia seguinte, os estudantes entregavam o TCLE assinado foram recolhidos recebiam o Termo de Assentimento Informado e o questionário aos estudantes. Dos questionários aplicados 429 estavam de acordo com os requisitos exigidos (faixa etária e preenchimento de todas as questões). Foram utilizadas três semanas para que essa etapa fosse concluída, desde a primeira visita aos colégios até a aplicação do instrumento na última escola. As maiores dificuldades encontradas durante o processo foram: difícil compreensão de algumas palavras do questionário como "sibilo" e "coriza" e o interesse diminuído, por parte de estudantes de colégios localizados em áreas mais centrais do município, em participar do projeto. Os pontos positivos foram: adesão de todos os colégios; a grande curiosidade de conhecer o projeto por parte estudantes que apresentam agravos respiratórios; envolvimento dos professores. Os dados finais encontram-se digitados, em processo de análise exploratória. Apesar das dificuldades e da possibilidade de ajuste futuro na aplicação do método, considerou-se que essa fase do projeto foi concluída com êxito. A fase seguinte do projeto corresponde a elaboração de artigo que confrontará as informações encontradas na pesquisa com a literatura já existente.
Palavras-chave: Asma, Poluição Atmosférica, Metodologia