UM ESTUDO DO PERFIL DO USUÁRIO DO TRANSPORTE PÚBLICO CURITIBANO

0552

Aluno de Iniciação Científica: Lucas Lins de Vasconcelos Ruiz (PIBIC-AF/FA)

Curso: Engenharia Civil (MT)

Orientador: Márcia de Andrade Pereira

Colaborador: Jorge Guilherme Sommer Dovhepoly,

Departamento: TransportesJefferson Hishiyama da Silva

Setor: Setor de Tecnologia

Área de Conhecimento: 31001017


RESUMO

Atualmente, sabe-se que existe um aumento significativo na frota de veículos na maioria das cidades brasileiras. Com esse cenário considera-se que um dos serviços visto como de caráter essencial à população e à sobrevivência dos sistemas viários é o transporte público por ônibus. Um veículo que melhora potencialmente os congestionamentos de uma cidade pela quantidade de pessoas que transporta em um pequeno espaço urbano, havendo assim ganhos de espaço e energia. Um ônibus comum, por exemplo, pode transportar aproximadamente 72 pessoas ocupando 30 metros quadrados. A mesma quantidade de pessoas, segundo Bertucci (2010) é transportada em 60 carros, em média, ocupando 1000 metros quadrados. Dessa forma, esta pesquisa, ainda em andamento, traz algumas considerações sobre informações de usuários do serviço do transporte público, na cidade de Curitiba, avaliando o perfil desses. A pesquisa consistiu basicamente na aplicação de um questionário para entrevistas diretamente com os passageiros naquele determinado momento visando à caracterização do perfil do usuário dos serviços de transportes coletivos, e à definição de seus hábitos de viagens, constando, basicamente, a origem e o destino da viagem, o motivo de realização da viagem, o motivo da escolha pelo transporte público, sua satisfação com o serviço e ainda se não satisfeito o porquê, totalizando 800 pesquisas, que serão feitas em todas as nove regionais curitibana. Como a pesquisa ainda encontra-se em andamento, não é possível mostrar os resultados totais, mas os parciais (quase 60%) mostram que a maioria dos usuários do transporte coletivo utiliza-o para se deslocar de casa para o trabalho, em seguida para o estudo. Aponta-se também que os usuários estão insatisfeitos com o custo, a demora e os riscos de acidentes e assaltos, e que eles trocariam o ônibus pelo carro, pelo fato do automóvel ser mais rápido, confortável e ter mais segurança. Conclui-se até o momento que é necessário melhorias no sistema de transporte público de Curitiba, para que o usuário continue usufruindo-o não porque é sua única opção, mas sim, a melhor.

Palavras-chave: Transporte Público, Perfil do Usuário, Satisfação