AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE SERVIÇO DO TRANSPORTE PÚBLICO ENTRE CURITIBA E NUC NÚCLEO URBANO CENTRAL
0551
evinci/resumo_0551.html
Aluno de Iniciação Científica: Rasiele dos Santos Rasia (Pesquisa voluntária)
Curso: Engenharia Civil (MT)
Orientador: Márcia de Andrade Pereira
Colaborador: Ester Divieso Roman Rodrigues
Departamento: Transportes
Setor: Setor de Tecnologia
Área de Conhecimento: 31001009
RESUMO
Com a expansão das cidades, surge a necessidade de integrar as regiões próximas que de alguma maneira influenciam umas nas outras por meio do transporte público e de outras formas de locomoção. Assim, pode-se dizer que o desenvolvimento das cidades e o crescimento das atividades econômicas causam grandes impactos na oferta de transportes, como é o caso da região metropolitana de Curitiba. Sabe-se que o nível de serviço do transporte publico está diretamente relacionado com a qualidade de vida dos usuários que diariamente dependem deste meio de deslocamento. Desta forma é válida a sua aplicação na RMC, já que essas cidades abrigam grande número de trabalhadores que se locomovem todos os dias para a Capital. A partir desta colocação é importante que uma avaliação do transporte público responsável por integrar Curitiba e a Região metropolitana seja feita, a fim de observar a satisfação dos usuários como o serviço. Porém a região metropolitana é bastante ampla e nem todas as cidades tem grande demanda de trabalhadores, assim, o trabalho será voltado ao NUC Núcleo Urbano Central que engloba treze municípios da Região Metropolitana de Curitiba. A avaliação, que é foco do trabalho, é feita através do Método de Avaliação do Nível de Serviço desenvolvido por Kawamoto (2002), que tem variáveis pré-definidas. Algumas destas variáveis serão utilizadas para avaliar o nível do serviço do objeto de pesquisa, tais como: acessibilidade física, frequência, tempo de espera, tempo de viagem, conforto, confiabilidade, segurança a assaltos e acidentes, etc. Serão escolhidas linhas de ônibus integradas ou não ao sistema de transporte de Curitiba e que partem de um mesmo local para cada um dos município do NUC. Para cada cidade serão feitas 30 entrevistas com usuários para a avaliação do nível de serviço, totalizando 390 entrevistas. Obtidos os resultados, cada item que foi avaliado pelos usuários será comparado entre os diferentes municípios de acordo com o tipo das linhas escolhidas (integradas ou não).
Palavras-chave: Nível de Serviço, Sistema de Transporte, Região Metropolitana de Curitiba