A MATRIZ DE TRANSPORTE DE CURITIBA: UM ESTUDO SOBRE A MOBILIDADE URBANA NA CIDADE
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Aluno de Iniciação Científica: Jorge Guilherme Sommer Dovhepoly (IC-Voluntária)
Curso: Engenharia Civil (MT)
Orientador: Márcia de Andrade Pereira
Colaborador: Jefferson Hishiyama da Silva e
Departamento: TransportesLucas Lins de Vasconcelos Ruiz
Setor: Setor de Tecnologia
Área de Conhecimento: 31001009
RESUMO
A humanidade vive o desafio de encontrar meios de suprir suas necessidades básicas: alimentação, moradia, educação, saúde e assim também é com o deslocamento. O homem procura encontrar a maneira mais eficaz de se locomover, reduzindo custo e tempo e em busca de conforto e praticidade. Estes motivos impulsionaram o estudo sobre a mobilidade urbana em Curitiba e a elaboração de uma matriz de transporte que possa mostrar com quais meios de transporte os habitantes utilizam em seus trajetos e quais são os caminhos percorridos. Objetiva-se descobrir qual a porcentagem de habitantes que usam um determinado meio de transporte e quais são os bairros de partida e chegada. Para isso, foi criado um questionário que permitisse demonstrar a realidade dos deslocamentos em Curitiba, reunindo também perguntas que pudessem refletir o perfil do usuário do transporte. Assim, como critério de abordagem, foram escolhidas pessoas de maneira aleatória, que estivessem se deslocando a pé, procurando atender aos diversos tipos de perfil com relação a idade e sexo. Também houve critério para a escolha dos locais de pesquisa e optou-se pela mesma divisão da cidade, em 9 (nove) regionais administrativas. As entrevistas estão sendo realizadas em número proporcional à população residente na regional. A quantidade de entrevistas escolhida foi determinada segundo a amostragem que se desejou obter em relação à variação, totalizando 800 (oitocentas) entrevistas. A pesquisa, que ainda se encontra em andamento, já obteve alguns resultados prévios, que são os que seguem: a regional do Boa Vista apresentou 42% dos habitantes realizando todo o trajeto a pé, 41% de ônibus, 11% de carro, 5% de bicicleta e 1% de moto. Os bairros mais representativos nesta regional foram: Bacacheri, Boa Vista e Santa Cândida. A regional Matriz apresentou 42% dos deslocamentos feitos de ônibus, 36% a pé, 17% de carro, 3% de bicicleta e 2% de moto e o Centro foi o bairro mais representativo. A regional do Cajuru apresentou 52% dos deslocamentos a pé, 28% de ônibus, 16% de carro, 3% de bicicleta e 1% de moto e os bairros mais significativos foram o Cajuru e o Jardim das Américas. A regional do Portão apresentou 44% dos deslocamentos para ônibus e também 44% a pé, 7% de carro, 2% para bicicleta, 2% de táxi e 1% de moto.
Palavras-chave: Mobilidade Urbana, Deslocamentos, Matriz de Transportes