DESIGN DE PRODUTOS PARA INTERIOR DE AERONAVES: DIRETRIZES DE PROJETO PARA ASSENTOS EM CLASSE ECONÔMICA, A PARTIR DE ESTUDOS COM A METODOLOGIA KANSEI.
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Aluno de Iniciação Científica: Bruno Cezar Batalha (PIBIC/CNPq)
Curso: Design- Habilitação em Design de Produto (M)
Orientador: Viviane Gaspar Ribas El Marghani
Colaborador: Marcos Verri, Liriane Knapik
Departamento: Design
Setor: Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes
Área de Conhecimento: 30803020
RESUMO
O relatório final, que será apresentado à Coordenadoria de Iniciação Científica e Integração Acadêmica da Universidade Federal do Paraná, aborda todo o processo do desenvolvimento do estudo realizado no projeto de pesquisa. O foco deste estudo foi motivado pela carência atual do mercado relacionado com o envolvimento de profissionais de design na área, acarretando no não uso de métodos de design, o que pode tornar o projeto de aeronaves vislumbrado apenas pelo lado meramente mecânico, sem foco no usuário descumprindo a premissa de que o avião será utilizado por alguém. Em suma, a metodologia se caracterizou por duas fases principais: Estudo e compreensão do mercado aeronáutico e, em seguida, seleção e aplicação de processos de design para o desenvolvimento de produtos para o interior de aeronaves. Na primeira fase, buscou-se a compreensão do universo aeronáutico a partir de estudos mercadológicos referentes à demanda e produção, projetos desenvolvidos e em desenvolvimento, e estudos a cerca do usuário englobando pontos como tráfego aéreo, infraestrutura aeroportuária, modelos de negócio das companhias aéreas atuantes no mercado e perfis de passageiros. Com esse panorama, destacando-se as necessidades do meio (indústria e usuário), foi possível evidenciar pontos interessantes para a continuidade da pesquisa. Tais pontos sugerem uma demanda que ainda não fora suprida com excelência. Na segunda fase, houve a seleção de uma área específica, dentro do universo aeronáutico, a partir do resultado da primeira. Com isso, julgou-se pertinente para o estudo o direcionamento e aplicação de ferramentas de design na área de assentos para aeronave. Neste recorte, foi possível analisar as três principais classificações de modelos (econômica, executiva e primeira-classe), através de estudos com fornecedoras, fabricantes e companhia aérea além do estudo paralelo com as necessidades do usuário perante a essa área. Em seguida, houve uma nova seleção desta vez, apenas no universo dos assentos de classe econômica, definindo assim o objeto de estudo. Em seguida, o grupo de pesquisa iniciou a aplicação da ferramenta Kansei Engineering, caracterizada por uma metodologia de desenvolvimento de produto que traduz impressões e sentimentos em parâmetros concretos de projeto. Até o presente momento, o estudo encontra-se em fase de análise dos dados coletados com usuários. As próximas etapas configuram-se em: parceria (já estabelecida) para troca de informações com a fabricante Embraer, e por fim, estabelecer diretrizes para um novo projeto de assento para aeronaves.
Palavras-chave: Design, Aeronaves, Kansei Engineering