ESTUDO DE AERODINÂMICA DE AEROFÓLIOS
0491
evinci/resumo_0491.html
Aluno de Iniciação Científica: Mateus Zanlorenzi (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Engenharia Mecânica (MT)
Orientador: Luciano Kiyoshi Araki
Colaborador: Grupo CFD/UFPR
Departamento: Mecânica
Setor: Setor de Tecnologia
Área de Conhecimento: 30501024
RESUMO
As asas de aeronaves e aerofólios são elementos chave na aerodinâmica de aviões. Sua principal função é a de fornecer sustentação à aeronave, o que ocorre através da força de reação do ar sobre o aerofólio ou asa, durante o deslocamento dos mesmos no fluido. Dentre as diversas famílias de aerofólios existentes, a mais conhecida é a NACA. Diversos trabalhos em aerodinâmica citam e empregam tais perfis, sejam para obtenção de resultados numéricos quanto experimentais. Por isso, como primeira etapa do trabalho realizado foi uma familiarização com a formulação e desenvolvimento das equações de tal família de perfis. Dentre os diversos perfis da família NACA, destaca-se o NACA 0012. Trata-se de um aerofólio simétrico, com espessura máxima igual a 12% do valor da corda da asa. Como o objetivo final do projeto é o de implementação de um código numérico capaz de simular numericamente o escoamento sobre diferentes perfis de aerofólios, o primeiro passo deste projeto foi o de estudos de escoamentos e características essenciais relacionados à Mecânica dos Fluidos. No momento, está sendo implementado um código numérico para geração de malhas para aerofólios, de forma a fornecer os dados iniciais necessários para o estudo do escoamento. O gerador desenvolvido possui como características principais: método de volumes finitos e malhas não-ortogonais. Tal gerador deve ser acoplado a um código já existente, chamado Mach2D, que atualmente serve para o estudo de escoamentos em motores-foguete. Tal código foi escrito em linguagem Fortran 95 e emprega malhas estruturadas não-ortogonais e co-localizadas. Também permite o estudo de escoamentos a qualquer regime de velocidades, sendo o acoplamento pressão-velocidade feito através do método SIMPLEC. Os resultados a serem obtidos desse novo código poderão, então, ser confrontados com diversos dados, numéricos e experimentais, disponíveis na literatura, para que seja realizada a validação do código. Além disso, deseja-se estimar o erro numérico associado aos resultados do código, processo esse denominado de verificação. Deseja-se, assim, que o código final seja bastante confiável para o estudo de aerodinâmica de aerofólios.
Palavras-chave: NACA, Aerodinâmica, CFD