ESTUDO EXPERIMENTAL DA EFICIÊNCIA DO REFORÇO COM FIBRA DE CARBONO EM CORPOS DE PROVA PRISMÁTICOS EM CONDIÇÃO DE CARREGAMENTO BIAPOIADO
0439
evinci/resumo_0439.html
Aluno de Iniciação Científica: Marcelo Hendges (PET)
Curso: Engenharia Civil (MT)
Orientador: Marcelo Henrique Farias de Medeiros
Departamento: Construção Civil
Setor: Setor de Tecnologia
Área de Conhecimento: 30101000
RESUMO
A fibra de carbono tem por características fundamentais a alta capacidade de resistir à tração e o fato de ser muito leve, podendo ser utilizada de diversas maneiras nos mais variados substratos. Na construção civil é aplicada principalmente em reforços de estruturas com capacidade de suporte afetado por algum mecanismo de degradação, cargas acidentais, ou pelas mudanças de destinação que requeiram maior resistência mecânica da estrutura. Seu desenvolvimento teve início na década de 50 no Japão e visava reforçar danos estruturais causados por abalos sísmicos. Já no Brasil, sua pouca utilização a torna uma tecnologia moderna e relativamente inovadora, que necessita maior aprofundamento para assim poder ser amplamente difundida na indústria da construção. Com este estudo busca-se comparar o comportamento de uma peça de concreto biapoiada com e sem aplicação de reforço de fibra de carbono na parte inferior (zona de tração), com o intuito de resistir à flexão causada pelo momento fletor e o esforço cortante nos corpos de prova. O concreto utilizado para moldar os corpos de prova segue o traço de 1:2,2:3 com relação água/cimento de 0,6, usa cimento Portland CP-II F 32, areia fina, natural e seca em estufa, além de brita zero. Os corpos de prova foram desmoldados 24 horas após a moldagem, a qual foi feita de maneira padronizada, e permaneceram em estado de cura submersos em água por 28 dias, sendo suas dimensões de 305 mm de comprimento, 56,3 mm de largura e 25,4 mm de espessura. Os resultados foram obtidos usando uma configuração de viga biapoiada e aplicando-se duas cargas concentradas equidistantes dos apoios, caracterizando o ensaio de Stuttgart, clássico na área de concreto armado. A comparação foi feita entre corpos de prova de concreto simples (não armado) e corpos de prova com o reforço com fibra de carbono aplicado na parte inferior, zona de tração devido ao carregamento provocado pelo ensaio. O número de camadas de fibra de carbono foi uma variável do experimento, sendo comparadas a eficiência do uso de uma, duas e três camadas sobrepostas. Os resultados indicam a grande eficiência da fibra na elevação da resistência mecânica do reforço com fibras de carbono em compósitos de concreto submetidos ao esforço de flexão. Outros ensaios devem ser realizados com o intuito de verificar o efeito da temperatura na eficiência deste tipo de sistema de reforço.
Palavras-chave: Fibra de Carbono, Construção Civil, Reforço Estrutural