ESTUDO DO EFEITO DO MULTICAMINHO COM O EMPREGO DE DIFERENTES MATERIAIS.
0162
evinci/resumo_0162.html
Aluno de Iniciação Científica: José Guilherme de Oliveira Catunda (PIBIC/CNPq)
Curso: Engenharia Ambiental (MT)
Orientador: Claudia Pereira Krueger
Co-Orientador: Anderson Renato Viski
Colaborador: Renata Magda Cavalcante Werlich, Diuliana Leandro
Departamento: Geomática
Setor: Setor de Ciências da Terra
Área de Conhecimento: 10704035
RESUMO
GPS é um sistema de navegação que permite determinar as coordenadas de um ponto na superfície terrestre. Contudo, para se obter uma precisão nos posicionamentos com esse sistema, é necessária a eliminação ou minimização de ruídos e de erros sistemáticos que os afetam, dentre os últimos cita-se o erro advindo do efeito do multicaminho. Este erro ocorre quando um sinal enviado por um satélite chega à antena de forma direta ou refletida de modo difuso, difratado ou especular por mais de um caminho. Este sinal pode ser refletido por elementos que estão no ambiente em seu entorno (SEEBER, 1993). O objetivo principal deste trabalho de pesquisa consiste em analisar o efeito do multicaminho atuante nos dados GPS, os quais podem ser de diferentes intensidades em face do entorno existente. Anteparos de diferentes materiais foram construídos, possibilitando testar à permissividade deles em resposta a sua condutividade em refletir o sinal GPS. Para iniciar os estudos foram realizados levantamentos em três marcos próximo ao Laboratório de Geodésia Espacial e Hidrografia (LAGEH), no Centro Politécnico, visando definir qual o melhor destes marcos a ser empregado neste estudo. Foram realizados posicionamentos absolutos estáticos com duração de uma hora e meia. Após o processamento dos dados coletados com programa TEQC (Translate Edit Quality Check) e analise dos resultados o marco escolhido foi o RM 03. Verificou-se que o efeito de multicaminho foi mais atuante nele. Estão ainda sendo realizadas analises da constelação GPS para o marco RM03 no que tange a detecção de qual satélite desta constelação apresenta a menor elevação e um azimute favorável à geração do efeito de multicaminho. Definido este satélite determinou-se a posição ideal para a colocação de anteparos nas proximidades do RM03. Eles consistem de placas de 1m por 1m constituídas de isopor, alumínio, espuma acústica, madeira, isopor fino e lona. Posicionamentos estáticos foram iniciados, empregando-se receptor de dupla frequência (Leica GPS900), mascara de elevação de zero grau e intervalo de gravação de dados de 1 segundo. Tendo-se um total de 6 experimentos com anteparos e um sem o emprego de nenhuma placa no entorno do marco. Os dados coletados estão sendo processados com o programa Leica Geo Office®. Espera-se indicar o efeito do multicaminho atuante no posicionamento do marco RM 03 advindo dos diferentes anteparos. Desta forma espera-se indicar o grau de permissividade de cada um dos materiais empregados em resposta a sua condutividade em refletir o sinal GPS.
Palavras-chave: Multicaminho, Satélites GPS, Permissivadade