ANÁLISE DA CONTAMINAÇÃO DE SOLO POR GASOLINA UTILIZANDO INFRAVERMELHO (DRIFT) ACOPLADA A FERRAMENTAS DE CALIBRAÇÃO MULTIVARIADA
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Aluno de Iniciação Científica: Joice Cardoso Banczynski (PIBIC/Fundação Araucária)
Curso: Química (MT)
Orientador: Patrício Guillermo Peralta-Zamora
Colaborador: Sandra Stets
Departamento: Química
Setor: Setor de Ciências Exatas
Área de Conhecimento: 10604006
RESUMO
A contaminação de solos e águas subterrâneas por derivados de petróleo é um problema relativamente freqüente, principalmente em função de contínuos vazamentos em tanques de armazenamento subterrâneo. Do ponto de vista ambiental, especial atenção deve ser dada aos alquilbenzenos (BTEX: benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos), os quais perfazem cerca de 10 a 59% (m/m) da gasolina e mostram reconhecido efeito carcinogênico. No Brasil, a gasolina é aditivada com aproximadamente 24% de etanol, fato que aumenta consideravelmente a mobilidade dos BTEX e, consequentemente, a probabilidade de contaminação das águas subterrâneas. Neste trabalho, desenvolveu-se um método orientado à identificação de solos contaminados por gasolina, recorrendo-se à espectroscopia infravermelho e a uma técnica multivariada de reconhecimento de padrões (PCA, do inglês principal component analysis). Amostras de latossolo vermelho distroférrico sem histórico de contaminação foram coletadas no município de Pato Branco, sudoeste do Estado do Paraná. Referidas amostras foram secas a 60ºC, trituradas, separadas em frações granulométricas de 45 µm e fortificadas com gasolina comercial diluída em n-hexano, na faixa de concentração compreendida entre 7,5 e 50 mg kg-1. Os espectros foram registrados entre 4.000 e 400 cm?1 (infravermelho médio), utilizando-se espectrofotômetro infravermelho com transformada de Fourier da marca Bruker (Vertex 70). Cada espectro foi adquirido como uma média de 128 varreduras, com resolução de 8 cm-1. Para a construção dos modelos de classificação foram selecionadas apenas as regiões de informação analítica relevante, como as regiões compreendidas entre 3.130 a 3.090 cm-1 e 1.620 a 1.580 cm-1 correspondentes a estiramentos C-H e C=C de grupamentos aromáticos, respectivamente; 1.450 a 1.370 cm-1, correspondente a deformação C-H de grupos alquil e 3.400-3.100 cm-1 referente ao estiramento de grupos fenólicos (O-H). O modelo otimizado foi elaborado utilizando-se pré-processamentos fundamentados em Detrend (remoção de tendências e flutuações) e MSC (correção de espalhamento do sinal multiplicativo), ambos recomendados para o processamento de sinais obtidos por refletância. Nestas condições, duas componentes principais (CP) representaram aproximadamente 99% da variância total dos dados espectrais, o que permitiu discriminar amostras (gráfico de scores) em função da concentração de contaminante. Trata-se de um resultado que sugere uma boa potencialidade da associação DRIFT/análise multivariada para a detecção e quantificação de contaminação de solo por gasolina.
Palavras-chave: Gasolina, DRIFT, Calibração Multivariada