INCUBADORA TECNOLÓGICA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL

Setor: Litoral

Coordenador: Silvana Marta Tumelero

Vice-coordenador: Edilane Bertelli

Alunos bolsistas: Danilo Augusto Bardelli Arcega,Luiz Augusto Sakakibara, Marlon Adriano Venuka

Alunos voluntários: Marcelo Alexandre de Freitas Rodrigues

Docentes participantes: Luciana Vieira Castilho Weinert, Neilor Fermino Camargo, Paulo Gaspar Graziola Junior

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Tecnologia e Produção


RESUMO

A proposta surgiu na intenção de conectar teorias e práticas profissionais, através de Projeto de Aprendizagem, exercitando os conhecimentos construídos na formação acadêmica para atender necessidades de uma área governamental aproximando universidade-sociedade no processo formativo de Informática e Cidadania. Inicialmente tendeu-se à criação de Empresa Júnior focada em apoiar projetos de aprendizagem e demandas do Setor Litoral da UFPR por meio de tecnologias da informação. Todavia, no processo de mediações e estudos sobre incubadoras universitárias a proposta foi repensada e reconstruída, dando espaço à Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento Social ITDS tal como hoje se apresenta: uma iniciativa sem fins lucrativos, de natureza acadêmica, articulada e direcionada a organizações com finalidades de interesse social. Decorrente da interlocução com assistentes sociais que trabalham em órgãos governamentais responsáveis pela execução de políticas sociais nos municípios do litoral do Paraná identificou-se a necessidade de novas formas de registro dos atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS). A demanda, associada aos propósitos da formação acadêmica e da ação-reflexão extensionista, originou o atual Projeto interdisciplinar, das áreas de Serviço Social e de Informática e Cidadania, iniciando como o desenvolvimento de prontuários eletrônicos. Durante o ano de 2012 realizou-se estudos sobre a Política de Assistência Social e levantamento de informações à construção do registro eletrônico dos atendimentos aos usuários dessa política. No processo constatou-se a dificuldade de desenvolver essa tecnologia para o CRAS devido ao volume de informações, produzindo-se o prontuário para o CREAS. A interlocução com profissionais da Prefeitura de Guaratuba permitiu conhecer aspectos operacionais dos atendimentos e detalhar as informações do instrumento. Concomitante, procedeu-se ao estudo de linguagens de programação para avaliar aquela que correspondia aos requisitos em questão. Analisadas as possibilidades (Python, PHP, Java), juntamente com professores da área, integrantes deste Projeto, escolheu-se a linguagem Ruby, com o auxílio do framework Rails: Ruby on Rails, que fundamentou a modelagem preliminar do prontuário eletrônico, a qual está em pré-teste nos CREAS de Guaratuba e Pontal do Paraná para identificar sua operacionalidade. Finalizada esta fase, pretende-se que esta ferramenta de tecnologia social seja implantada nos demais municípios da região.

Palavra-Chave: Tecnologia da informação, Política social, Gestão pública