HORTA É SAÚDE: SEGURANÇA ALIMENTAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL FORMAL
enec/resumo_92.html
Setor: Palotina
Coordenador: Michelle Sato Frigo
Vice-coordenador: Alessandra Monteiro de Paula
Alunos bolsistas: Barbara Emanuelly Bernardo, Kelly Horing, Thiago Luis Delai, Vanessa Feitoza De Souza, Wesler Luiz Marcelino
Alunos voluntários:
Docentes participantes: Elisandro Pires Frigo, Juliano Cordeiro, Vivian Carre Missio
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
A educação ambiental e alimentar, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, são propostos para serem tratados na escola de maneira interdisciplinar como temas transversais, afinal abrangem conhecimentos biológicos, físicos, químicos, sociais, culturais e tecnológicos. A horta escolar tem potencial para envolver toda escola em suas atividades, principalmente quando é tratada como um recurso para promover cooperação, responsabilidade e trabalho em grupo (integração social). Desta forma, o presente projeto teve como objetivo implantar hortas orgânicas em escolas do ensino fundamental, assim valorizando o interesse e a motivação dos alunos, com atividades que buscarão desenvolver a curiosidade, a observação, o espírito de investigação, a parceria entre os grupos de alunos e, também, a interdisciplinaridade entre os diferentes componentes curriculares formais e ministrar aulas formais da temática "Meio Ambiente e Produção Agrícola", inseridas junto ao conteúdo da disciplina de "Ciências" para alunos da primeira e segunda série do Ensino Fundamental do município de Palotina/PR. Tal projeto justifica-se em face da necessidade da inserção da educação científica e ambiental nas séries iniciais como forma de estimulo à área de tecnologia, além de que o Setor Palotina, da Universidade Federal do Paraná, por meio deste projeto de extensão, tem muito a contribuir no processo de mudança educacional e comportamental para a área ambiental, junto com a comunidade escolar e familiar, além da comunidade universitária, em várias ações interdisciplinares, possibilitando a formação de indivíduos mais críticos com relação às questões ambientais e a saúde pública profilática para doenças oriundas de obesidade ou desnutrição. Observou-se até o momento que os alunos apresentam interesse pelas atividades que eles não costumam ter nas aulas expositivas, como fazer o vaso de garrafa PET, acompanhar o desenvolvimento das plantas nos vasos, bem como manipular e observar experiências científicas. Eles apresentaram curiosidades nos assuntos extraclasses propostos bem como comentaram acerca de ensinar e cobrar de seus pais as boas praticas com o meio ambiente. Conclui-se que as inserções de tais atividades são importantes ferramentas de aprendizagem, desenvolvendo o interesse pela área de engenharia, o respeito à natureza e a responsabilidade sobre o meio no qual se desenvolvem as atividades agrícolas.
Palavra-Chave: Agroecologia, Culturas Alimentares, Manejo e Conservação de Recursos Naturais