GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
enec/resumo_91.html
Setor: Ciências Exatas
Coordenador: Emerson Rolkouski
Vice-coordenador: Carlos Roberto Vianna
Alunos bolsistas: Camille Bordin Botke, Enderson Lopes Guimarães, Larissa Kovalski
Alunos voluntários:
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
Este projeto tem como objetivo principal a criação de espaços de diálogo para a comunidade de professores de Matemática da rede pública. Tais espaços são utilizados para o debate em torno de práticas pedagógicas fundamentadas em pesquisas na área de Educação Matemática e visam à formação de professores de Matemática. O GEEM Grupo de Estudos em Educação Matemática teve seu início em 2007, seus integrantes reúnem-se semanalmente, com o propósito de discutirem sobre atuais tendências na Educação Matemática e planejarem atividades posteriores junto a professores e alunos da rede pública, seu principal público alvo. Neste ano o foco do trabalho é sobre a Alfabetização Matemática no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental (BRASIL, 2013, p. 13). No ano de 2013 a ênfase deste programa é a Linguagem e em 2014 a ênfase será a Educação Matemática. Com vistas a nos prepararmos para a atuação neste programa em 2014, os integrantes do projeto tem se reunido para a discussão de conceitos e práticas pedagógicas que versam sobre Alfabetização Matemática com o objetivo de elaborarem fichas de atividades e as aplicarem em escolas da rede pública e assim produzirem materiais complementares de qualidade que possam ser utilizados no âmbito do referido programa posteriormente. Além deste aspecto ressalta-se que se procurara integrar professores da rede pública participantes do projeto para ampliar a interação com a comunidade participante.
Palavra-Chave: Educação Matemática, Formação de Professores, Alfabetização Matemática