GESTÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: OPORTUNIDADES E DESAFIOS
enec/resumo_90.html
Setor: Ciências da Saúde
Coordenador: Regina Maria Vilela
Vice-coordenador: Ivan Domingos Carvalho Santos
Alunos bolsistas: Isis Kawana Ferreira, Keila Ostete, Roberta Emy Maeoka
Alunos voluntários:
Docentes participantes: Maria Emília Daudt von der Heyde, Regina Maria Ferreita Lang, Suely Terezinha Schmidt
Técnicos administrativos participantes: Hamilton Oliveira Alves
Participantes Externos: Cristina Klobukoski, Dalton Muniz, Eduardo Gorayeb, Gislaine Cutchma, Grasielle Dos Santos, Isadora Nogueira Pasqual, Juliana Rodrigues Dias Guedes, Luana Trierveiler Pereira, Luciane Hoch, Nayana Cavassim, Patricia Samofal, Poliana Doudat Martins
Área Temática: Saúde
RESUMO
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante a alimentação escolar dos alunos da educação básica, matriculados em escolas públicas e filantrópicas. Com a publicação da nova Lei sobre a PNAE (nº 11.947/2009), novos aspectos práticos e administrativos foram consolidados, os quais a partir da data de sua publicação têm refletido diretamente na execução do PNAE pela União, Estados e Municípios. Entre esses novos aspectos, cita-se a aquisição de 30% dos gêneros alimentícios através da Agricultura Familiar e a ampliação da cobertura do PNAE, que deve atender os estudantes desde creches até a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e escolas filantrópicas e comunitárias. Outra alteração realizada foi na oferta da necessidade energética, que deve suprir de 20 a 70%, dependendo da realidade de cada escola. Tais avanços significaram desafios para a construção e a consolidação do PNAE para que este possa atender as demandas de seu publico alvo, voltados para a lógica de que estes são detentores de direitos. Para tal, há a necessidade de treinamento de todos os atores envolvidos com a merenda escolar de forma que esses tenham condições de viabilizar a consolidação do PNAE nas escolas municipais.
Palavra-Chave: Alimentação Escolar, Gestão, Operacionlização
 
		 
		