AGROECOLOGIA E INCLUSÃO
enec/resumo_9.html
Setor: Litoral
Coordenador: Afonso Takao Murata
Vice-coordenador: Marília Pinto Ferreira Murata
Alunos bolsistas: Ana Clara Giraldi Costa, Larissa Millani Benetti, Juliana Clotilde Souza Cordeiro, Carolina de Lima Cerqueira, Neirielli Galdino Ramos, Marissol Macaggi, Maurício Veiga dos Santos, Francisco Amaro da Silva.
Alunos voluntários:
Docentes participantes
Técnicos administrativos participantes: Carlos Augusto Dos Santos Faias Junior.
Participantes Externos:
Área Temática: Meio Ambiente
RESUMO
A Agroecologia como Ciência de natureza multidisciplinar, tem como referência os ideais da sustentabilidade numa perspectiva multidimensional, como pode ser visualizado nos conceitos preconizados por Miguel Altieri, que define a agroecologia como uma ciência ou disciplina científica, com um campo de conhecimento de caráter multidisciplinar, que apresenta uma série de princípios, conceitos e metodologias que permitem estudar, analisar, dirigir, desenhar e avaliar agroecossistemas, com o propósito de possibilitar a implantação e o desenvolvimento de estilos de agricultura com maiores níveis de sustentabilidade. Servem como alicerce na construção do projeto de extensão "Agroecologia e Inclusão" que se baseia em conceitos de multidisciplinaridade associada à ideias de sustentabilidade numa perspectiva de propor suas ações vinculadas a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, estas ações somente terão sentido se as demandas vierem da comunidade atendida. Desta forma, o projeto tem como objetivo utilizar ferramentas como as hortas escolares e cursos de educação ambiental para melhorar a qualidade de vida das pessoas atendidas, bem como trabalhar a conscientização sobre a importância da sustentabilidade junto à comunidade atendida. Para que os objetivos sejam reunidos são realizadas reuniões com os participantes do projeto para discutir e projetar as ações futuras. Logo após é realizado um trabalho de fundamentação teórica com levantamento de bibliografias pertinentes as temáticas, bem como cursos de capacitação; após esta primeira etapa é realizado um diagnóstico inicial, que colabora com dados que serão utilizados nas intervenções junto ao público atendido, após a etapa das ações, sempre são realizadas avaliações para a produção de material para divulgação do projeto e para publicação. As avaliações são realizadas a partir do diagnóstico inicial e final, o que possibilitam inferir se o projeto tem proporcionado a melhoria da qualidade de vida do público atendido. O projeto tem possibilitado, além da ampliação do conhecimento sobre a agroecologia. Tem proporcionado aos participantes do espaço para o aprofundamento na temática específica, mostrando que a interdisciplinaridade com que o programa ao qual o projeto está vinculado colabora para isto, mas o que mais se nota é a melhoria no entendimento de como se trabalha a indissociablidade ensino, pesquisa e extensão.
Palavra Chave: Agroecologia, Inclusão, Educação Ambiental