GENÉTICA VAI À ESCOLA

Setor: Ciências Biológicas

Coordenador: Erasto Villa Branco Junior

Vice-coordenador: Elias Karam Junior

Alunos bolsistas: Aline Nunes dos Santos, Celso da Silva Castilho, Lucas Neves Videira

Alunos voluntários: Allyfer dos Santos Ziemmer, Amanda Ventura Firmino, Breno Rodrigo Araujo, Louise Timóteo, Lucas Enes Santos, Talyta Kurihara, Thiago Carlisbino

Docentes participantes: Elias Karam Junior, Mario Portugal Pederneiras

Técnicos administrativos participantes: Adial Ribeiro Godoy Junior, Márcia Venzel Messias, Rosi Kugler

Participantes Externos: Eduardo Shiichi Suzuki, Luciana Cristina de Carvalho, Victor Eduardo Pauliv, Lorena Carolina Pena

Área Temática: Educação


RESUMO

Educação para a Ciência é o fim último das atividades do Museu de Ciências Naturais da Universidade Federal do Paraná, e o Programa Ciência Vai à Escola (PCVAE) desde o seu inicio teve o objetivo de atuar junto aos alunos e professores de Ensino Fundamental e Médio com o propósito de levá-los a ter uma visão mais completa da Ciência como um todo e das Ciências Biológicas em particular. Dessa forma, a filosofia desta proposta foi elaborar atividades partindo da questão-problema de como está o ensino da Ciência na escola pública: extremamente expositivo-memorizativo, levando os alunos a decorar a matéria e não a compreendê-la. As atividades deste projeto pretendem contribuir com a Educação para a Ciência, com a sua divulgação e sua popularização, no sentido de construir uma visão desta área do conhecimento entre nossos estudantes e professores, que seja condizente com o avanço científico e servindo como instrumento de compreensão de outros fenômenos da natureza. Tornar os professores familiarizados com alguns recursos para montagem e desenvolvimento de aulas práticas na área de Genética, aplicáveis a seus alunos. Para tanto objetiva-se: definir Genética e as áreas a ela relacionadas; definir Ciência, situando a Genética e áreas afins; conhecer o uso de drosófilas como recurso didático; manusear os animais e executar os procedimentos básicos para seu uso e discutir possíveis formas de uso aplicadas às situações específicas propostas pelos professores. No PCVAE estão estabelecidos os princípios teóricos e metodológicos deste projeto, que são fundamentados na concepção construtivista de ensino-aprendizagem. Portanto, como o objetivo último do MCN-SCB-UFPR é a Educação para a Ciência, as atividades do projeto serão todas baseadas no diálogo estabelecido entre os orientadores e os professores, no sentido de fazer que eles construam as noções que norteiam as atividades de toda a Ciência e da Genética em específico. As atividades do projeto constituem-se de discussões em grupo e de atividades práticas orientadas (palestras, minicursos, oficinas etc.), com discussões acerca dos motivos e dos propósitos das atividades. Espera-se como resultado desta proposta melhorar nos professores da rede pública e privada de ensino o nível de compreensão dos mecanismos utilizados pela Ciência em geral e em particular a Genética, na produção do conhecimento.

Palavra-Chave: Genética, Ciência, Educação