FORMAÇÃO E ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA PARA A GERAÇÃO E GESTÃO COOPERADA E SUSTENTÁVEL DE TRABALHO E RENDA

Setor: Litoral

Coordenador: Luiz Everson da Silva

Vice-coordenador: Adriana Lucinda de Oliveira

Alunos bolsistas: Alzino José Maria Neto

Alunos voluntários:

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos: Marcos Machado

Área Temática: Educação


RESUMO

Este trabalho discute a contribuição das aulas de ciências desenvolvidas em ambientes informais de aprendizagem, mais precisamente em uma unidade de conservação – Parque Florestal Rio da Onça – Matinhos – PR. Sabe-se que esses locais possuem uma grande importância para despertar o interesse pela ciência e promover a aprendizagem tanto em alunos e professores, como no público em geral. Tais conceitos científicos expostos nos espaços informais podem ser abordados em forma de oficinas, exposições, jogos, teatros, contadores de histórias, mostras de vídeos, palestras, etc. Nossa proposta consistiu em desenvolver um trabalho de concepção de ensino que supere o modelo tradicional e os padrões de sala de aula, buscando novos caminhos para que os alunos levantem seus próprios problemas criando suas próprias visões tornando a aprendizagem significativa. As atividades práticas e lúdicas dentro do parque rio da onça, como ferramenta adicional no processo de aprendizagem se apresentou como uma alternativa eficiente e enriquecedora para a aprendizagem de ciências. Despertou ainda mais o interesse de todos os alunos em todas as atividades abordadas e promovendo ainda a interação homem-natureza.

Palavra-Chave: Ensino de Ciências, Espaço Informal de Aprendizagem, Unidades de Conservação