FLORESTA-ESCOLA
enec/resumo_85.html
Setor: Ciências Agrárias
Coordenador: Daniela Biondi Batista
Vice-coordenador: Antonio Carlos Batista
Alunos bolsistas: Dioney Perego, Gabriele Calle, Gustavo Wassem
Alunos voluntários: Angeline Martini, Carolina Soldera, Cristiane Sater, JaniAngeline Martini, Carolina Soldera, Cristiane Sater, Janice de Oliveira Santos, Jennifer Viezzer, Rafaela Aparecida Francisco, Sthefanny Cândido.
Docentes participantes: Antonio Carlos Batista
Técnicos administrativos participantes: João Lopes de Jesus
Participantes Externos: Marcelo Boza, Reginaldo Geraldo Santos
Área Temática: Meio Ambiente
RESUMO
A educação ambiental é de fundamental importância para a formação de um ser humano apto para praticar um desenvolvimento de forma sustentável, proporcionando uma melhor vida para a população, com mais qualidade e menos consumismo e desperdício. O projeto Floresta-Escola tem como objetivo estimular a conscientização de crianças do ensino fundamental de escolas públicas e privadas por meio de práticas de educação ambiental não-formal: palestras, excursões em trilhas e oficinas com produtos da floresta. A trilha tem um percurso de aproximadamente 750 metros de extensão no remanescente de Floresta Ombrófila Mista com Araucária, conhecido por Capão do Tigre, localizado no campus III da Universidade Federal do Paraná, Jardim Botânico, Curitiba. Acredita-se que com a observação direta da flora juntamente com algumas dinâmicas educativas, as crianças podem aprender e divulgar para os amigos e familiares boas ações, tais como: reciclar, reutilizar e reduzir o consumo. Com isto é possível aumentar a consciência da população para que se possa conservar mais a vida do planeta. O monitoramento destas atividades é realizado por acadêmicos do curso de Engenharia Florestal e Biologia. Durante o ano de 2012 (2° semestre) e 2013 (1° semestre) foram recebidas 674 crianças de 10 escolas para as atividades educativas da trilha. Em relação às palestras, que abordou principalmente o tema "Mudanças Climáticas", assunto selecionado pela comunidade foi proferidas para 228 crianças de sete escolas públicas. As avaliações feitas com as crianças das escolas que participaram, ajudaram a analisar o que foi aprendido durante a palestra e o que eles pensam sobre as propostas do projeto. A avaliação dos professores das escolas atendidas indicou que as informações transmitidas pelo projeto são condizentes com os temas desenvolvidos em sala de aula. Com a distribuição das "Cartilhas do Professor" e das "Cartilhas dos Estudantes", material elaborado pelo projeto, é possível garantir uma sedimentação dos conhecimentos adquiridos. Além dos resultados obtidos com o público alvo, o mesmo propiciou uma melhora na desenvoltura dos monitores, responsabilidade e compromisso. A partir disso os acadêmicos obtiveram uma visão mais holística para o seu futuro profissional e pessoal.
Palavra-Chave: Educação Ambiental, Trilha, Escolas Públicas