FISIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS PARA A CIDADANIA
enec/resumo_84.html
Setor: Ciências Biológicas
Coordenador: Ana Maria Caliman Filadelfi
Vice-coordenador: Ana Lucia Tararthuch
Alunos bolsistas: Laísa Brandão Carvalho, Lucas Tavares Conceição, Verônica Silva Nascimento
Alunos voluntários:
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos: Centro Sócio-educativo Padre Giocondo, Projeto Abrindo Caminhos
Área Temática: Educação
RESUMO
O projeto envolve o planejamento, treinamento, execução e avaliação de aulas relacionadas à Fisiologia e saúde humana: o corpo humano; puberdade, hormônios e reprodução; DST e métodos anticoncepcionais; noções básicas de higiene, saúde e bem-estar; ritmos biológicos; depressão e transtornos alimentares; principais drogas e efeitos; riscos da automedicação; as transformações do adolescente e sua relação com familiares e comunidade. As aulas são direcionadas a adolescentes provenientes de famílias de baixa renda, vinculados a projetos sociais em duas novas instituições parceiras de Curitiba: 1 e 2 (ver participantes externos). Do ponto de vista social, o projeto visa permitir que os jovens tornem-se melhores pessoas e cidadãos, responsáveis pelo cuidado com seu corpo, saúde e papel na sociedade. A linha pedagógica adotada apóia-se na abordagem construtivista, com exposição dialogada em pequenos grupos e atividades práticas. Os jovens têm recebido bem as aulas, fazem avaliações individuais e coletivas durante e no final do projeto e são sempre estimulados a dar sugestões. O certificado de participação é dado aos que atingem 80% de frequência e média 60 nas avaliações. Além das aulas também solicita-se aos jovens e seus vizinhos que respondam questionários sobre suas condições gerais de saúde e de moradia para detectar possíveis aspectos a serem melhorados e gerar dados que trazem ao projeto também o caráter de pesquisa.
Palavra-Chave: Educação, Saúde, Adolescentes