FÍSICA BRINCANDO E APRENDENDO

Setor: Ciências Exatas

Coordenador: Irineu Mazzaro

Vice-coordenador: Cláudio Henrique Lepienski

Alunos bolsistas: Aniely de Araújo Coelho, Bruna Carolina Da Silva, Flavio Ricardo Mazocatto, Kaike De Siqueira Rosa, Isabella Arving, Letícia Stefane Martinez, Luciula De Almeida, Polyana Pilatti Aguida, Rodrigo De Oliveira Maurício, Stella Maria Ramos De Lima, Talitha Ramos Canabarra Dos Santos, Vinicyus De Oliveira Martins, Vivian Polli Cunha.

Alunos voluntários:

Docentes participantes: Cláudio Henrique Lepienski, Irineu Mazzaro, José Pedro Mansueto Serbena, Lauro Luiz Samojeden, Mauro Gomes Rodbard, Sergio Luiz Meister Berleze.

Técnicos administrativos participantes: Rosemeri Cruz Fagundes

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

As atividades do projeto FiBrA contemplam a divulgação de ciência e atividades de ensino e aprendizado de Física dirigida tanto a comunidade externa como aos alunos do curso de Licenciatura e Bacharelado em Física. Enquanto a comunidade externa tem a oportunidade de apreciar novidades em física (necessárias para esclarecer e compreender os crescentes avanços científicos e tecnológicos, ver ou rever temas trabalhados ou não pelos seus professores, e que constam freqüentemente nos livros textos de física); os alunos extensionistas, futuros professores tem a oportunidade adicional de aprofundar seus conhecimentos de física e expandi-los nas atividades relacionadas com sua formação profissional para o ensino. A partir de 2009 o projeto se encontra instalado numa área de mais de 300 m2, com mais de 50 experimentos, os quais são apresentados as comunidades escolares do ensino médio pelos extensionistas. Tipicamente, um grupo de alunos (45) acompanhado de seus professores, vem até a Universidade (Centro Politécnicoantigo RU) para participarem do projeto. O grupo é geralmente subdividido em dois e dirigido pelos extensionistas percorrem os experimentos. O material didático usado nas apresentações está em constante adaptação e renovação pelos próprios bolsistas, visando o aprimoramento dos objetivos a serem transmitidos aos visitantes. O numero de visitantes médio é em torno de 6000 alunos/ano, sendo 80% provenientes de escolas públicas. Com disponibilidade de atendimento nos três turnos e com a participação média de13 bolsistas (PROEC-FA-PRAE) extensionistas do curso de licenciatura ou bacharelado em física. Os professores visitantes destacam que um dos grandes atrativos do projeto é a possibilidade dos participantes vivenciarem experimentos demonstrativos de temas trabalhados em sala de aula e/ou frequentes em livros textos de física. Por outro lado, os extensionistas além de serem os responsáveis pela execução do projeto, eles talvez venham a ser os maiores beneficiados com a aplicação do projeto. Isto porque, as atividades por eles praticadas são na verdade exercícios pedagógicos, na busca de formas mais adequadas para a comunicação e apresentação do conhecimento físico, atividades estas que colaboram de forma significativa para a formação do futuro professor.

Palavra Chave: Demonstrações Experimentais, Ensino de Física, Divulgação de Ciências