FEITO A MÃO: IDENTIDADE LOCAL E ARTESANATO PARA AS COMUNIDADES AFETADAS PELA ENCHENTE DE MARÇO DE 2011 DE MORRETES/PR

Setor: Litoral

Coordenador: Lenir Maristela Silva

Vice-coordenador: Almir Carlos Andrade

Alunos bolsistas: Izabel Cristiane Jorge, Josiane Ferreira Gomes Lourenço, Lucilene Fogasso

Alunos voluntários:

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos: Neusa Tauschet, Ionete Hasse

Área Temática: Trabalho


RESUMO

O projeto iniciou informalmente em 2001, após a catástrofe ambiental que desterritorializou muitas famílias. Desde então, todas as quartas-feiras estudantes e professores e voluntários desenvolvem atividades com a perspectiva de ampliar as possibilidades de agregação de trabalho e renda a partir da confecção de artesanatos. Considerando, que é a partir da dinâmica social da extensão que se dá a produção das relações interdisciplinares entre as práticas de ensino e pesquisa, este projeto integra atividades de ensino (ICH – Interação Cultural e Humanística – 80h) previstas na matriz de todos os Cursos da UFPR Litoral. Assim, em cada semestre, além dos estudantes vinculados diretamente ao projeto de extensão, outros estudantes também participam da atividade. Neste relato apresentamos resultados preliminares das atividades desenvolvidas de agosto de 2012 a junho de 2013. Os objetivos foram realizar ações numa perspectiva de desenvolvimento local e empoderamento. Além disso, visaram à valorização da prática do artesanato relacionando com a identidade local. A principal atividade foi à criação e implementação de um sistema de valorização e aperfeiçoamento das artesãs, capacitando-as nas mais diversas técnicas e combinações de materiais. Esse sistema inclui diálogos na perspectiva da educação popular Freireana e noções de ajuda mútua e cooperação, que aplicam gestão à produção. Vivenciamos e descobrimos técnicas de como aprimorar o artesanato em função de fazer com que as artesãs resgatassem sua identidade histórica e cultural. Com isso pudemos aprender e contribuir de forma ética sobre a cultura local, suas interrelações com elementos de outras culturas e, sua complexidade dos dias atuais. A comunidade local mostra-se envolvida com o projeto, trazendo várias sugestões. Um exemplo importante da empatia atual é o fato delas nos receberem com lanche pronto, enquanto que anteriormente, nós é que nos preocupávamos em elaborar o lanche. Há também o desejo de uma organização cooperativa, cuja temática também já foi inserida em oficina. Resultados desta complexa relação entre comunidade e estudantes é o fato a experiência ter originado diversos Projetos de Aprendizagem, a saber: Produção de colares: identidade local e trabalho manual; Memórias do Projeto feito à mão; Relação entre ciência e artesanato; dentre outros em processo de construção. Nos aspectos de produção artesanal, os resultados foram: criação de colares utilizando mistura de fibras, tecidos e botões e criação de almofadas, chaveiros e capas de livros em que a flora nativa é expressa em bordados.

Palavra-Chave: Cooperativa, Cultura, Renda