AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Setor: Educação Profissional e Tecnológica

Coordenador: Juliane Martins

Vice-coordenador: Flávia Lúcia Bazan Bespalhok

Alunos bolsistas: Derick Rafael de Lara, Talita Mendonça

Alunos voluntários: Izabel Cristina Almeida

Docentes participantes: Anna Beatriz Paula,Cleverson Ribas Carneiro

Técnicos administrativos participantes

Participantes Externos:

Área Temática: Comunicação


RESUMO

A Agência Experimental de Comunicação Institucional já cumpriu o cronograma previsto em seu projeto de extensão para a fase de implementação. Nessa etapa, foram feitos diagnósticos, seguindo técnicas de benchmarking e de pesquisa de campo. O primeiro serviu para identificar práticas de sucesso nesse segmento, com a seleção das melhores agências de comunicação acadêmicas do país. Posteriormente, foram realizadas pesquisas junto a ONGs e agências de comunicação profissionais de Curitiba, para selecionar instituições para entrevista. No total, fizemos contato com nove ONGs e nove agências e conseguimos entrevistas em duas ONGs (Saúde e Esporte e Grupo de Apoio Adoção Consciente – GAACO) e três agências (Talk Assessoria de Comunicação, M&C e Flamma Comunicação). As demais não se efetivaram, seja por incompatibilidade de horário ou falta de retorno as nossas solicitações. Com os dados coletados, elaboramos o plano de negócios e de comunicação da agência. Para iniciar a produção dos materiais de divulgação inseridos nos planos, necessitávamos de um nome, então foi realizada uma "Dinâmica de brainstorm", aberta a toda a comunidade acadêmica. O evento contou com 15 participantes que chegaram a quatro sugestões. Depois de pesquisados e analisados, foi escolhido o nome ZiiP – Identidade Institucional. Assim, foi criada a marca e seu manual de identidade visual, bem como e-mail, site e projetos de materiais gráficos (cartão de visitas, papel timbrado, folder, cartaz e placa de identificação). Seguindo o cronograma do projeto, iniciamos o atendimento a dois parceiros: CIMEEP (Centro Internacional e Multidisciplinar de Estudos Épicos), sediado na Universidade Federal de Sergipe, e o Museu do Expedicionário, de Curitiba. O objetivo é que a agência preste assessoria a essas instituições, aplicando conhecimentos aprendidos pelos discentes em situações reais demandas pelos parceiros, a partir do levantamento de informações com as instituições (briefing), passando posteriormente à fase de diagnóstico e, por fim, a elaboração de propostas que ajudem a repensar as práticas de comunicação institucional e promovam ações efetivas nas instituições. Essas atividades têm contribuído na formação e na qualificação profissional dos bolsistas do projeto e dos demais alunos do curso, pois buscamos a interface nas diversas disciplinas que teorizam e preparam os discentes no processo de ensino-aprendizagem, com a elaboração de propostas de projetos de comunicação, práticas de gestão e desenvolvimento de produtos.

Palavra Chave: Agência Experimental, Agência de Comunicação, Comunicação Institucional