EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CONDIÇÕES ESPECIAIS DE SAÚDE
enec/resumo_78.html
Setor: Ciências Biológicas
Coordenador: Neiva Leite
Vice-coordenador: Paulo Cesar Baraucce Bento
Alunos bolsistas: Antony Gregory Lopes, Caroline Gaida Percegona, Solange Woicheowski, Patrícia Ribeiro Paes.
Alunos voluntários: Incare Correa de Jesus, Leandro Mühe Consentino, Priscila Coutinho, Sabrina Derbetz, Wendell Arthur Lopes
Docentes participantes: Larissa Rosa da Silva
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos: Clauton Soares da Silva, Cristiane Tavare, Frederico Bento Moraes Junior.
Área Temática: Saúde
RESUMO
Contextualização A obesidade vem crescendo nos últimos tempos, tornando-se um sério problema de saúde que atinge todas as faixas etárias, e relaciona-se com doenças cardiovasculares na infância e na vida adulta (LEAVITT, 2007). Somado a isso, a asma, outro problema crescente, têm se tornado motivo de preocupação, principalmente por sua relação com outros fatores de risco cardiovasculares, como a obesidade (CAMILO et al., 2010). A prática de exercício físico para estes indivíduos, se realizada com orientação adequada, pode contribuir na melhoria dos fatores associados Objetivos: o projeto visa proporcionar às crianças e adolescentes em condições especiais de saúde um programa multidisciplinar que envolva exercícios físicos, orientação médica, nutricional e psicológica buscando melhorias na saúde. Metodologia: Inicialmente, fez-se avaliação dos alunos de 14 a 17 anos de uma escola pública de Curitiba, mensurou-se massa corporal, estatura, Índice de Massa Corporal, e sintomas de asma por questionário International Study of Asthma and Allergies (ISAAC). O programa consiste na realização de exercícios de musculação e caminhada, totalizando, em média, uma hora por sessão, 03 vezes por semana, durante seis meses, sendo, os treinos, orientados pelos bolsistas e supervisionados pelos professores de educação física. Ainda, durante todo o programa, os participantes passam por exames de sangue, avaliação de composição corporal, medidas antropométricas, além de avaliação com psicólogo e encontros quinzenais com nutricionista, para orientação de novos hábitos. Principais resultados: Na triagem inicial, avaliou-se 706 escolares, sendo 365 meninos e 341 meninas. Destes 23,4% apresentaram excesso de peso (24,9% meninos versus 21,7% meninas) e 17,4% prováveis sintomas de asma (18,2% meninas versus 16,7% meninos). Em seguida, os alunos em condições especiais de saúde foram convidados a participar do programa de exercícios físicos, o qual vem sendo realizado na própria escola. Resultados esperados: Espera-se que, com programa multidisciplinar, os alunos apresentem melhoras nos parâmetros clínicos, além de diminuição dos fatores de risco cardiovasculares. Além disso, procura-se o envolvimento dos jovens, juntamente com seus familiares, a fim de se obter resultados qualitativos, uma vez que se espera que, com as ações realizadas, haja modificações positivas no comportamento não só dos alunos enquanto participantes do projeto, mas também dentro do âmbito familiar, influenciando assim na comunidade como um todo.
Palavra-Chave: Obesidade, Asma, Exercício Físico