ESCOLINHA DE FUTEBOL (aprendendo com o futebol)
enec/resumo_73.html
Setor: Ciências Biológicas
Coordenador: Kátia Bortolotti Marchi
Vice-coordenador: Fernando Renato Cavichioli
Alunos bolsistas:
Alunos voluntários:
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Saúde
RESUMO
O projeto visa o aprendizado do futebol de campo para meninos e meninas de 09 a 15 anos, proporcionar uma qualidade de vida através de atividades esportivas e revelar novos valores para o desporto. O projeto também visa contribuir para a formação sócio-esportiva e profissional, direta e indiretamente, dos acadêmicos bolsistas, estagiários, atletas e adeptos ao Esporte servindo de base estímulo/referência a que outras crianças e jovens igualmente se engajem numa atividade sadia e de muitos benefícios à saúde e dos futuros cidadãos. Temos como objetivo o aprendizado do futebol de campo, para meninos e meninas de 05 a 17 anos; ensino do futebol de campo respeitando as fases do desenvolvimento motor e cognitivo da criança e do jovem; revelar novos valores; atuar de forma conjunta com outros setores/departamentos da UFPR numa ação multidisciplinar; participar dos campeonatos e eventos oficiais e não oficiais e outras entidades desportivas afins, desde que compatíveis com a filosofia e objetivos da UFPR/CED; atender a comunidade local com uma escola de qualidade e de referência; ter o envolvimento dos alunos da UFPR do Curso de Educação Física, servindo como campo de reflexão para ações do futuro profissional possibilitar o desenvolvimento de pesquisas. Quanto aos procedimentos metodológicos, divulgar e selecionar os alunos das escolas públicas próximas ao Campus Centro Politécnico da UFPR pela facilidade do acesso e seleção dos bolsistas; organização e planejamento das atividades conforme a categoria de idade; reuniões de planejamento com diferentes setores afins engajados no processo; organização do cronograma de trabalho (treinamentos, jogos, avaliações físicas, avaliações de grupo, etc.); fazer a divulgação utilizando os meios de comunicação disponíveis internas e externamente; avaliações em grupo realizadas sistematicamente visando detectar dificuldades e falhas para correção de todo ou parte do processo de treinamento, jogos, etc., ocasião em que na dinâmica de grupo todos podem manifestar-se em benefício individual e do coletivo; capacitação dos monitores por meio de cursos de extensão e participação em eventos específicos do futebol e pesquisa participante de forma a modificar a realidade motora do executante e pedagógica do bolsista.
Palavra-Chave: Futebol, Escolinha, Aprendizagem