ENSINO DE CONTEÚDOS DE MORFOLOGIA VEGETAL NA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL

Setor: Campus Palotina

Coordenador: Juliano Cordeiro

Vice-coordenador: Suzana Stefanello

Alunos bolsistas: Andrea Sproesser Maass, Fabiane Maziero Kupas, Jaqueline de Lima Pessatto

Alunos voluntários: Daniela Konrad

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

A botânica estuda o Reino Vegetal, um conteúdo integrado ao ensino fundamental e médio. Uma das suas principais áreas é a morfologia vegetal, que proporciona o conhecimento das estruturas vegetais. É neste primeiro contato com o conteúdo, que o professor deve propor atividades diferenciadas para os alunos. O reino vegetal possui grande diversidade, podendo assim utilizar-se de aulas práticas que fixem o assunto abordado na teoria. O projeto foi realizado na Escola Municipal Profª Geni Giordano, em Iporã-PR, com alunos do quinto ano do ensino fundamental. Iniciou-se com aplicação de pré-teste, para se ter noção do conhecimento dos alunos sobre morfologia vegetal. Após houve aula teórica, e posteriormente aula prática no parque ambiental da cidade. Com o material coletado foi realizada a montagem de um atlas morfológico com os principais tipos de raiz, caule, folha, flor, inflorescência, fruto, semente, gavinha e espinhos. A finalização ocorreu com a aplicação do pós-teste. O projeto foi realizado em duas turmas, sendo que a primeira turma teve rendimento menor que a segunda. A primeira turma teve 50% e a segunda 75% de rendimento, o que é explicado pelo maior interesse dos alunos da segunda turma e aperfeiçoamento das acadêmicas no decorrer do projeto. Com a aplicação do pós-teste, foi possível comprovar a melhoria nos conceitos abordados. Nas questões abertas os alunos deixaram de usar a criatividade para respondê-las e passaram a ter respostas mais com complexas. A aula prática e a montagem do atlas proporcionaram aos alunos contato com a realidade passando a perceber as diferenças entre as folhas e serem mais detalhistas em suas respostas. Com os resultados obtidos com os pré e pós-testes, houve um aumento no conhecimento dos alunos após a realização do projeto. Infelizmente uma pequena parte dos alunos não se interessou, achando que tudo é uma grande brincadeira, por isso mudanças na metodologia podem ocorrer para que a falta de interesse diminua e o projeto seja cada vez mais efetivo. As atividades extensionistas proporcionaram melhorias no conhecimento dos alunos conforme os resultados obtidos. Para os acadêmicos este projeto permitiu a aplicação dos conhecimentos teóricos, pois prepara o acadêmico para o mercado de trabalho, direcionado-o para a área que pretende seguir ou se especializar.

Palavra-Chave: Botânica, Ensino de Ciências, Processo ensino-aprendizagem