AÇÕES ARQUEOLÓGICAS: CURADORIA, CONSERVAÇÃO, PESQUISA E PRODUTOS.

Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes

Coordenador: Laercio Loiola Brochier

Vice-coordenador: Sady Pereira do Carmo Junior

Alunos bolsistas: Danilo Svirbul Vieira, Gabriel Augusto Soares Lima da Trindade, Kendra Figueira Andrade, Lucas Vinícius de Carvalho.

Alunos voluntários: Beatriz Virmond

Docentes participantes: Laura Pérez Gil.

Técnicos administrativos participantes: Ana Luisa de Mello Nascimento, Ângela Carolina de Castro Simões, Bruna Marina Portela, Douglas Cleverson Fróis, Geraldine Marie Rita Vieira, Marcia Cristina Rosato.

Participantes Externos: Patrícia Gaulier

Área Temática: Cultura


RESUMO

Este projeto é realizado em um dos multiespaços do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal do Paraná (MAE/UFPR): a Sede Histórica do MAE/UFPR (antigo Colégio dos Jesuítas tombado pelo IPHAN em 1938), localizado em Paranaguá, litoral do Estado. O objetivo geral é divulgar seu acervo patrimonial (histórico, arqueológico e etnológico) resgatando a importância e o valor da instituição junto à sociedade. As atividades educativas são desenvolvidas dentro e fora do espaço museal na forma de: visitas mediadas, propostas lúdicas, apresentação das "caixinhas do MAE", palestras sobre Educação Patrimonial e apoio técnico/logístico a eventos culturais em estabelecimentos de ensino, faculdades e empresas da região. A equipe "Ação Educativa" é composta por professores e servidores da UFPR bem como graduados e acadêmicos dos cursos de História, Pedagogia e Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Paraná campus Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá (UNESPAR/FAFIPAR) que é parceira do MAE/UFPR. O público alvo é constituído por visitantes da Sede Histórica majoritariamente estudantes e professores da Rede Pública e Privada de Ensino (Fundamental, Médio, Superior e Educação de Jovens e Adultos), comunidade do entorno (municípios de Paranaguá, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba, Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná) e turistas. Paralelamente as atividades educativas, a Sede Histórica promove desde 2012 o CineMAE que exibe todos os sábados filmes divididos em ciclos temáticos mensais, apresentando o cinema em sua diversidade de gêneros e temas, tendo como parceiros instituições como o SESC (Paranaguá), o Consulado Geral da República da Polônia, a Cinemateca da Embaixada da França e o Goethe Institut (São Paulo). Nos últimos oito meses (outubro de 2012 a maio de 2013) a Sede Histórica recebeu 10.359 visitantes (43,9% composto por público escolar: 4.201 estudantes e 348 professores) e 112 estabelecimentos de ensino. Deste o segundo trimestre deste ano o espaço museal está apresentando as exposições temporárias "Praticar Arqueologia: objetos e pessoas através do tempo", "Evolução" (organização: Laboratório Móvel de Ciências/UFPR Litoral) e "Cores do Xingú". Em 2013 as ações educativas na Sede Histórica do MAE/UFPR completam seu quinto ano de existência e consolida este museu universitário, único estabelecido no litoral paranaense, como um importante espaço de atividades extensionistas e de pesquisa no campo da Educação e áreas relacionadas à História, Arte, Cultura e Conservação Patrimonial.

Palavra Chave: Arqueologia, Curadoria, Educação Patrimonial