DESMISTIFICANDO O CORPO
enec/resumo_59.html
Setor: Ciências da Saúde
Coordenador: Luciana Reichert Assunção Zanon
Vice-coordenador: Fernanda de Morais Ferreira
Alunos bolsistas: Amanda Favoretto Silva, Bruna Motta Minusculi, Débora Emi Shibukawa, Isabella Naomi Furie, Jéssica Ellen Araújo, Júlia Miguel Leitão, Juliana Órsia B. de Paula, Liége Nápoli, Maria Fernanda Pivitta Petinati, Maria Júlia Jorge Mauro
Alunos voluntários: Letícia Cruz Lopes, Allan Gustavo Nagata
Docentes participantes: Elaine Machado Benelli, José Miguel Amenábar Céspedes, Fabian Calixto Fraiz, José Vitor Nogara Borges de Menezes
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Saúde
RESUMO
Este projeto visa produzir material educativo sobre temas relacionados a saúde de forma clara para população leiga. Nos materiais os indivíduos são orientados para perceber as necessidades do organismo e como os condicionamentos sociais, culturais e econômicos podem interferir nos seus hábitos de vida. Assim, os materiais procuram questionar hábitos, criar situações onde os indivíduos possam perceber na prática (dinâmicas) os seus hábitos e como estes pode interferir na sua qualidade de vida. Os temas são selecionados de acordo com as necessidade observadas nos questionários aplicados no projeto Investigando e aprendendo a manter saúde e Cuidando da saúde no binômio mãe e filho, que são aplicados na clínica de especialização em Odontopediatria da UFPR e na maternidade Vitor Ferreira do Amaral, respectivamente. Nesta nova edição do programa, os alunos estão preparando uma cartilha de orientação para mães sobre os benefícios do aleitamento materno para saúde geral e bucal das crianças e novas dinâmicas que são aplicadas aos pais que trazem os seus filhos a clinica de especialização odontopediatria da UFPR para que estes possam perceber porque, muitas vezes, as crianças, não se alimentam de forma adequada. Além disso, um informativo de orientações sobre desenvolvimento do paladar e outro sobre tipos de açúcar adicionados aos alimentos estão sendo produzidos. O preparo dos materiais inicia com a avaliação dos questionários aplicados pelos projetos: Investigando e aprendendo a manter a saúde e Cuidando da saúde no binômio mãe e filho. As perguntas que geram dúvida nos indivíduos são consideradas como ponto alvo para a produção de material educativo. Em seguida, os alunos pesquisam e estudam sobre este assunto e o grupo é orientado a escrever de forma sucinta e simples para tornar a linguagem acadêmica acessível a todos. Pela experiência da primeira edição do programa na produção de material educativo e dinâmicas observamos que estas atividades são importantes para que os indivíduos possam reavaliar seus hábitos e posteriormente fazerem as mudanças necessárias para melhorar a sua qualidade de vida. Este projeto motiva os alunos envolvidos a estimular a sua criatividade e tornar a orientação dos indivíduos mais próxima da realidade cotidiana.
Palavra chave: Promoção de Saúde, Prevenção, Educação em Saúde