DESENVOLVIMENTO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA MELHORIA DOS PRODUTOS DA UVA VISANDO O FORTALECIMENTO DA COMUNIDADE PRODUTORA

Setor: Ciências da Saúde

Coordenador: Tania Maria Bordin Bonfim

Vice-coordenador: Debora Brand

Alunos bolsistas: Ana Paula Martins, Andressa de Castro Oliveira, Angélica Antunes, Brenda Winona dos Santos, Bruna Ferreira Costa Julio, Fernanda Roters, Gabrielle Cristine Zeglin, Jheniffer Lourenço, Joélia Mendes Carvalho, Luana Campos Medeiros, Luma Camacho Ferreira Silva, Maiara Cristina Ribeiro das Neves, Marcela Santos Ferreira, Maria Alice Narloch, Marina Tulio Risseto, Thalita Ukan de Aguiar.

Alunos voluntários: Bruna Carla Agustini, Fernanda Gaensly, Flávia Deffert, Giovanna Chipon Strapasson, Rossana Calegari dos Santos.

Docentes participantes: Ângela Cristina Leal Badaró Trindade, Grace Maria Ferreira de Castro Wille.

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos: Caroline Cristina Cornehl.

Área Temática: Tecnologia e Produção


RESUMO

O Programa de Extensão é desenvolvido entre os produtores de vinhos do Estado do Paraná, alunos e professores da UFPR e busca promover a troca de conhecimentos entre as comunidades produtora e acadêmica. O objetivo geral do programa é desenvolver e transferir conhecimento e tecnologia para a melhoria dos produtos da uva adequando os vinhos, bem como as instalações dos estabelecimentos, os equipamentos e a produção, à legislação vigente; e reaproveitando os resíduos, visando o fortalecimento econômico da comunidade produtora. O trabalho em campo é realizado com visita aos estabelecimentos de produção para o acompanhamento do processo de produção, coleta das amostras e orientações prévias aos produtores. Uma vez em posse das amostras, são realizadas as análises dos vinhos de acordo com o Manual Operacional de Bebidas e Vinagres do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no laboratório de Enzimologia e Tecnologia das Fermentações do departamento de Farmácia. Os resultados das análises são comparados com os Padrões de Identidade e Qualidade fixados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Estas atividades estão contempladas no Projeto "Análises de vinhos e sucos de uva produzidos por pequenos produtores do Paraná visando à adequação dos produtos à legislação". A qualidade final do vinho depende principalmente da uva e da levedura utilizadas no processo de produção. Para selecionar leveduras mais adequadas para uma vinificação o Projeto "Isolamento, conservação e seleção de linhagens de leveduras com características enológicas para a elaboração de vinhos" realizam processos de vinificação espontânea para o isolamento de diferentes leveduras vínicas. Após o isolamento, as leveduras são conservadas por congelamento, identificadas fenotipicamente, e avaliadas quanto às suas características enológicas. Buscando o aumento do valor agregado do resíduo da produção de vinho, o Projeto "Utilização do resíduo de produção do vinho e suco de uva em alimentos funcionais" analisa a composição centesimal, microbiológica e antioxidante do resíduo e utiliza-o no desenvolvimento de um ingrediente para alimentos funcionais e assim, busca reduzir resíduos industriais, agregar valor ao mesmo e aproveitar os compostos biologicamente ativos em dietas saudáveis. Os resultados deste Programa serão apresentados à comunidade produtora pela realização de cursos aos produtores ministrados pelos alunos, e à comunidade acadêmica com apresentação em eventos científicos, elaboração de artigos, monografias, dissertações, teses e pôsteres.

Palavra chave: Produção de Vinho, Resíduo Industrial, Extensão.