CONTANDO HISTÓRIAS DE NOSSA GENTE: MUSEU DE PERIFERIA E EDUCAÇÃO HISTÓRICA

Setor: Educação

Coordenador: Maria Auxiliadora Moreira Dos Santos Schmidt

Vice-coordenador: Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia

Alunos bolsistas: Luana Fernanda Dos Santos, Sabrina Giselle De Anhaia, Samuel Kawahara.

Alunos voluntários:

Docentes participantes: Ana Claudia Urban

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos: Marcelo Souza Rocha, Wagner Tauscheck

Área Temática: Cultura


RESUMO

Esse projeto baseia-se na importância do ensino e aprendizagem da história no processo de formação para a cidadania e no pressuposto da democratização do acesso à memória como um dos componentes deste processo. Toma como princípios norteadores a articulação entre memória e aprendizagem histórica, bem como a sua relação com a formação inicial e continuada de professores como um dos principais vetores. O projeto tem como objetivo geral o desenvolvimento de uma metodologia de educação histórica museológica, tendo como referência o conceito de museu comunitário, aproveitando o espaço físico do próprio Museu da Periferia (MUPE) onde se desenvolverão as atividades propostas no projeto. Neste sentido, o projeto buscará desenvolver junto ao MUPE atividades de extensão universitária. Também é intenção do projeto a produção de um material didático para a educação museológica do tipo itinerante, bem como a organização do acervo do MUPE, com vistas à construção de um espaço educativo museológico. A metodologia para a execução do projeto levará em conta o envolvimento da comunidade, os sujeitos do universo escolar e terá como dimensão teórica e metodológica a proposta da pesquisa em colaboração, particularmente no que se refere ao fato de que os sujeitos envolvidos no projeto não serão considerados usuários do conhecimento, mas como produtores do conhecimento. Entre as atividades previstas no projeto está o envolvimento dos professores e alunos das escolas públicas na região do Sítio Cercado, onde se localiza o MUPE. A metodologia que envolverá o trabalho toma como suporte a proposta de "aula visita ao museu". Uma das contribuições da "aula visita ao museu" para a metodologia do ensino de História, diz respeito ao fato de que os documentos, particularmente os objetos, são reconhecidos pelos professores e alunos como indiciários da experiência humana do passado e do presente, depositada na história de sua produção e uso. Entre os resultados esperados com o desenvolvimento do projeto está a possibilidade de problematização dos conteúdos e de relação com a vida prática de professores e alunos, bem como de outras pessoas. O ato educativo de levar crianças e adultos ao museu, para que entrem em contato com o passado, fazendo com que vozes silenciadas sejam recuperadas e valorizadas por todos. O projeto pode também contribuir para dar mais significado à relação entre o passado, o presente e o futuro, condição imprescindível para o agir humano intencional transformador e, portanto, para a cidadania.

Palavra chave: Educação Histórica, Formação Docente, Museu