CONHECER PARA PRESERVAR: AQUÁRIOS COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL
enec/resumo_40.html
Setor: Litoral
Coordenador: Rodrigo Arantes Reis
Vice-coordenador: Antônio Luis Serbena
Alunos bolsistas: Dyego Ferreira Santiago, Leandro Augusto Hediger, Paula Sigolo Vanhoni.
Alunos voluntários: Bruno Martins Gurgatz
Docentes participantes: Emerson Joucoski
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
Através do programa Laboratório Móvel de Educação Científica, é realizado o projeto "Conhecer para Preservar: Aquários como Ferramenta Educacional". Devido a sua formação geológica, o litoral paranaense apresenta uma linha de costa de mais de 1600 km, proporcionando uma grande diversidade de ambientes, assim como espécies de fauna e flora. Mesmo com essa riqueza e diversas Unidades de Conservação, é uma região que sofre com a pressão antrópica por avanço da especulação imobiliária, industrialização e pesca predatória. Objetivando a mudança da percepção da comunidade educacional quanto à preservação dos ambientes aquáticos, foi estruturada em um laboratório da Universidade Federal do Paraná Setor Litoral, a exposição "Conhecer para Preservar", que busca estruturar aquários representativos dos diversos ecossistemas da região. Os aquários apresentam potencial educacional devido a sua capacidade de apresentar o ambiente aquático internamente, situação difícil de ser exemplificado in locu. Além disso, é uma ótima ferramenta interdisciplinar. É possível trabalhar matemática, química, física, ciências, biologia, linguagens, entre outras. Porém, sua maior contribuição se dá na educação ambiental, de forma a apresentar conceitos ecológicos que podem ser contextualizados com os rios da região, assim como o conhecimento tradicional de pescadores e a comunidade litorânea. Atualmente, o trabalho realizado está em fase de reestruturação. Os aquários antigos (costão rochoso, rio de mata atlântica, baía de Guaratuba e recife de corais) estão em fase de desmonte, e logo após será realizado o estudo para a remontagem com novos ambientes e temas. Busca-se também a complementação dos processos de filtragem, alimentação, coleta e manejo dos animais a serem utilizados. Até o primeiro semestre de 2013 mais de 3000 pessoas já realizaram a visita à exposição, e dois aquários foram montados em escolas da região para a realização de clubes de ciências.
Palavra chave: Aquários, Educação, Exposição