ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: SEMEANDO ARTE

Setor: Litoral

Coordenador: Afonso Takao Murata

Vice-coordenador: Marília Pinto Ferreira Murata

Alunos bolsistas: Ana Clara Giraldi Costa, Emily Bauer Machado, Larissa Millani Benetti, Leon Martins Boava, Daniela Clarissa Bazanella, Francisco Amaro da Silva.

Alunos voluntários: Adilson Krumheuer de Azevedo, Ana Carolina Oliveira de Motta Ribeiro, Carolina de Lima Cerqueira, Cíntia de Souza Rodrigues, Daiane Cristine de Almeida, Fernando Lucas Haja Pereira, Juliane Clotilde Souza Cordeiro, Marisol Macaggi, Maurício Veiga dos Santos, Neirielli Galdino Ramos, Simone Delgado Silveira, Tainara Piontkoski Maldaner.

Docentes participantes

Técnicos administrativos participantes: Carlos Augusto Dos Santos Faias Junior

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

O Programa de Extensão "Acessibilidade e Inclusão: Semeando Arte" tem por objetivo desenvolver intervenções que possibilitem aos participantes ressignificar situações e utilizar vivências como mediadoras para a apreensão do mundo ao redor, tornando-se uma forma de desenvolver capacidades e refletir sobre ações, a fim de promover o desenvolvimento e a qualidade de vida. Visa ainda contribuir para o processo de formação dos estudantes envolvidos, inserção na comunidade e valorização da atuação social, por meio de vivências práticas. Junto à comunidade parceira realiza-se coleta de dados relativa à caracterização das necessidades da população envolvida que embasam as atividades de prevenção e intervenção em educação ambiental e em saúde; promoção do desenvolvimento biopsicossocial e da qualidade de vida. Essa coleta de dados se dá por meio de entrevistas, observações sistemáticas e aplicação de instrumentos de avaliação e caracterização. Para atender necessidades detectadas as estratégias de intervenção envolvem estimulação psicomotora, educação ambiental e em saúde; desenvolvimento de brinquedos/brincadeiras, materiais e atividades lúdico-artísticas; ações voltadas para trocas de experiências, oficinas e cursos para professores/profissionais dos locais de atuação e dos estudantes envolvidos no programa. Foram realizadas ações em Centros de Educação Infantil, escolas de Ensino Fundamental, asilo para idosos, casa de recuperação para dependentes químicos e Cruz Vermelha, nos municípios de Pontal do Paraná, Morretes e Paranaguá. Nestes locais, o programa trabalhou com crianças com desenvolvimento típico e/ou em situação de vulnerabilidade social, adultos com dependência química e idosos institucionalizados. Trabalhou também com professores/cuidadores buscando envolvê-los nas ações e promovendo cursos e oficinas, possibilitando troca de experiências e visualização de outras formas de ação voltadas para promoção do desenvolvimento e da qualidade de vida e a continuidade das ações. Também foram realizadas reuniões periódicas entre os membros da equipe e/ou com a comunidade atendida para discussões e integração de aspectos teórico-práticos, planejamento, troca de experiência, avaliações das ações, materiais e metodologias utilizadas e resultados, a fim de possibilitar reorganização das ações e ampliação da visão global do desenvolvimento humano, vislumbrando suas peculiaridades, dificuldades e possibilidades, bem como meio de formação integral dos participantes e visão global de atuação em extensão.

Palavra Chave: Inclusão, Qualidade De Vida, Desenvolvimento Biopsicossocial