CONHECENDO A BIODIVERSIDADE DE PALOTINA
enec/resumo_39.html
Setor: Palotina
Coordenador: Rodrigo Barbosa Gonçalves
Vice-coordenador: Vagner Gularte Cortez
Alunos bolsistas: Ana Julia Ferreira
Alunos voluntários: Christopher Johnny Armstrong, Maria Paula Aguiar de Freitas, Samaila Pujarra, Thais Maiara Bender, Vinicius Ortega Berno
Docentes participantes:
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos: Nicolle Veiga Sydney
Área Temática: Meio Ambiente
RESUMO
A Universidade se sustenta sobre o tripé indissociável, Ensino, Pesquisa e Extensão. Idealmente, as três modalidades devem conversar e podem ser aplicadas em conjunto para o benefício da sociedade brasileira. A pesquisa científica, muitas vezes tem sua repercussão apenas no mundo acadêmico, sendo uma pequena parcela divulgada para o público. Este retorno deve ser tido como prioritário, já que é a própria sociedade que majoritariamente custeia a produção científica. Muitas vezes os resultados da pesquisa necessitam de facilitadores, que traduzam para o entendimento popular. Neste contexto, uma iniciativa de extensão pode atuar como facilitadora, fazendo a ponte direta entre os resultados da pesquisa, inclusive aqueles que não se encontram publicados, para a sociedade, esta ponte se dá via educação, especialmente atividades de educação ambiental. Como exemplo a popularização da ciência por meio de oficinas interativas tem sido uma ferramenta eficaz para aproximar a sociedade do conhecimento científico. Tomando o caso do Setor Palotina, as pesquisas envolvendo a biodiversidade têm sido conduzidas em diversos campos (grupos como fungos, angiospermas, peixes, mamíferos, insetos terrestres e aquáticos) inclusive com amostragens concentradas em áreas urbanas, rurais e naturais do município e entorno. Muitas destas iniciativas partem do Curso de Ciências Biológicas com Ênfase em Gestão Ambiental, que apresenta um colegiado participativo tanto em pesquisa como em extensão, o qual estará envolvido em atividades de popularização da pesquisa. Assim o objetivo geral do projeto é ressoar o conhecimento sobre a fauna, flora e mico biota de Palotina, gerado pelas pesquisas científicas no âmbito da UFPR Setor Palotina junto à comunidade, principalmente escolar, do município de Palotina. Resultados preliminares. Em um primeiro momento foi realizada a seleção de participantes no projeto, formando um grupo de oito participantes, entre docentes e discentes. A etapa que está em andamento é a seleção de público-alvo. Está sendo realizado um estudo da demanda de participantes (professores e alunos de ensino fundamental e médio) do projeto, dentro de escolas selecionadas. Buscamos as escolas e professores sobre os temas relacionados à biodiversidade que tenham demanda de conhecimento, fizemos este levantamento através de questionários. Ações serão focadas também diretamente ao público que visita o PESC, através de divulgação das pesquisas que estão sendo conduzidas no mesmo. A próxima fase será a reunião de dados, fotos, e espécimes para uma coleção itinerante e de uso nas escolas. Estes dados serão tomados a partir dos projetos de pesquisa em biodiversidade do Campus. Dentre eles salientamos os estudos com aves, mamíferos, cogumelos, abelhas e vespas, besouros, insetos aquáticos e árvores. Após a reunião destes dados, serão elaboradas as atividades que deverão compor as oficinas de divulgação.
Palavra Chave: Biodiversidade, Meio Ambiente, Divulgação Científica