CLUBE DA LEITURA

Setor: Litoral

Coordenador: Rosangela Valachinski Gandin

Vice-coordenador: Luciana Ferreira

Alunos bolsistas: Amanda Letícia Pamplona, Amanda Olegario de Albuquerque, Lucas Daniel Lima de Oliveira Pereira, Marline Silva da Cruz, Manuella Caprini Valêncio, Tatiana de Fátima Gonzaga, Tatiellen de Oliveira Rodrigues, Thaís Akemy Higuchi, Thais Aparecida Amaro

Alunos voluntários: Elisangela de Andrade, Thais Guedes de Carvalho

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes: Caio Faria da Fonseca

Participantes Externos: Annelize de Árcega, Catia Regina Martins, Abigail dos Santos Correa, Ivoneide Zaror de Souza

Área Temática: Educação


RESUMO

O Clube da Leitura vinculado ao programa PROEC 108/12 O Mundo Mágico da Leitura tem por objetivo apoiar o desenvolvimento da leitura dos Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas municipais da região do litoral do estado do Paraná. O trabalho metodológico está ancorado na Pedagogia Histórico-crítica e no modelo interativo de leitura ou dialético, visto que esse modelo compreende que o leitor é um co-autor do texto, porque o texto nunca está acabado, sendo (re) construído na relação com o leitor. Para realização dessa relação, conta-se com a sequencia didática proposta por Isabel Solé (1998) que em síntese significa: a) antes da leitura, procurar ativar os conhecimentos prévios e a elaboração de hipóteses a partir do título e de outros elementos veiculadas no texto, na capa, na contracapa; b) durante a leitura incentivar a elaboração de inferência; e c) por último, a recapitulação que corresponde à construção global do sentido. As metodologias são adotadas nas atividades realizadas pelos acadêmicos e por estudantes da Escola Estadual Profª Abigail dos Santos Correia na contação de história ou na dramatização e na leitura, após a realização da avaliação diagnóstica que compreende ouvir os interesses de leitura das crianças e os objetivos do planejamento educacional das escolas e dos centros municipais de educação infantil atendidos pelo programa. Os dados levantados subsidiam a escolha dos textos literários e adaptação para linguagem artística. Como resultado parcial no ano de 2013 observou-se: uma procura e um envolvimento maior de estudantes universitários na questão da leitura e do letramento para o público infantil; contribuição na formação de platéia e um maior interesse por ouvir histórias e assistir dramatização por parte das crianças; e a integração da Escola Municipal Francisco dos Santos Jr. a partir do 2º semestre como escola parceira. Está previsto para o ano de 2013 a realização de: a) 140 sessões de contação ou dramatização de textos literários; b) 104 rodas de leitura para refletir sobre os temas presentes nos textos literários; c) sessões de contação de histórias com a técnica do avental a ser realizada pelos estudantes da Escola Estadual Profª Abigail dos Santos Correa.

Palavra Chave: Leitura, Contação e Dramatização de Textos Literários, Estratégias de Leitura.