CIRCO E ARTES GINÁSTICAS: UMA NOVA PRÁTICA EDUCATIVA
enec/resumo_33.html
Setor: Ciências Biológicas
Coordenador: Sergio Roberto Abrahão
Vice-coordenador: Tácito Pessoa de Souza Junior
Alunos bolsistas: Bianca Gutierrez Gianatti, Amanda Velasco de Oliveira, Gustavo Akira Aihara.
Alunos voluntários:
Docentes participantes: Maria Emília Daudt Von der Heyde
Técnicos administrativos participantes: Edson Marinho de Lima
Participantes Externos: Nátia Miguel da Silva, Robson Marques Machado.
Área Temática: Cultura
RESUMO
O Projeto Circo e artes ginásticas: uma nova prática educativa tem por objetivo desenvolver conhecimentos, conteúdos, habilidades artísticas e culturais por meio de práticas educativas circenses e ginásticas envolvendo diversos atores sociais. O projeto possibilita a articulação das dimensões de ensino, pesquisa e Extensão entre as crianças, jovens e adultos das comunidades socialmente desfavorecidas. Em parceria com a Escola Municipal Helena Kolody os bolsistas; professores desta escola e a UFPR atuam em diferentes ações visando à maestria técnica e uma oportunidade olímpica para as crianças que lá estudam. Busca-se atuar em situação real de ensino, crianças professores e acadêmicos sociedade, tendo como foco o circo e as ginásticas, desenvolvendo capacidades para criar e atuar por meio do repertório artístico e transdisciplinar visando à integração e cooperação entre os profissionais. Também realçamos a interdisciplinaridade com o Departamento de Nutrição da UFPR (junto às atletas com potencial olímpico). Os ganhos acadêmicos dos alunos da UFPR e de diversos atores passam pelo "paripassu" ao desenvolvimento, avaliam, discutem e planejam os futuros rumos do projeto. Potencializando uma capacitação não só da arte do circo, das ginásticas, como também do planejamento global dos conteúdos que compõem a aula, a competição ou o espetáculo como: produção cultural, cenografia, técnico de luz e som e também técnico em montagem, segurança e construção de aparelhos. Favorecendo uma formação de qualidade para que seja utilizada em favor da população curitibana e paranaense. Além de possibilitar a efetivação da articulação do tripé: o ensino, a pesquisa e a Extensão. Temos nossas fortalezas que são os bolsistas envolvidos e seus alunos, uma qualidade extraordinária. Temos nossas fraquezas: Não temos locais e concites para apresentações ao público interno da UFPR, já atingimos um modelo de referência técnica e artística, mas ainda não otimizamos o reconhecimento por parte da própria universidade; nossos aparelhos estão obsoletos. E é isso que buscamos com nossas ações à disposição da comunidade acadêmica e da sociedade em geral de nossas reflexões sobre a formação do bolsista, os ganhos acadêmicos se fazem sentir na construção da sociedade do conhecimento e na garantia da qualidade social para os nossos processos de formação do cidadão e do profissional.
Palavra chave: Educação Física, Atividades Circenses, Ginástica