A PREVENÇÃO COMO PRINCÍPIO AO ENFRENTAMENTO DA DROGADIÇÃO
enec/resumo_3.html
Setor: Pró Reitoria de Extensão e Cultura
Coordenador: Araci Asinelli da Luz
Vice-coordenador: Maria Angela Machado
Alunos bolsistas: Diana de Andrade Lisboa Bochnia, DiegoRibeiro Girardello, Maria FernandaCosta Scholz
Alunos voluntários:
Docentes participantes: Afonso Takao Murata, Carlos Scheidemantel, Floriano Peixoto Gomes de Sá Filho, Graciela Inés Presas Areu, Maria Virginia Filomena Cremasco;Roseli Boerngen de Lacerda; Simone Benghi Pinto.
Técnicos administrativos participantes: Hamilton Oliveira Alves
Participantes Externos: Adriana Carvalho; Celma Regina Baggio, Cristina Corso Ruaro, Diana de Lima e Silva, Edeluz Maria Taborda Ribas Alves, Letícia Soraya de Souza Prestes Gonçalves, Patricia dos Santos Bortokoski.
Área Temática: Educação
RESUMO
O uso e abuso de drogas é um hábito milenar. No entanto, parece-nos que a sociedade, em especial a família e escola, ainda não sabem como lidar com isso. A universidade brasileira vem contribuindo com a temática com atividades de ensino, pesquisa e extensão. A UFPR, em especial, com a criação do NIED Núcleo Interdisciplinar de Enfrentamento à Drogadição vem recolocar o diálogo entre os pares na nossa instituição como estratégia de enfrentamento à questão. Nesse sentido, busca articular as ações que já vêm sendo desenvolvidas nas diversas áreas e setores institucionais. O projeto de extensão "A prevenção como princípio de enfrentamento à drogadição" trás no título o foco do momento: o olhar humanizador centrado na pessoa e não na droga. Por isso a ênfase na prevenção, em todos os níveis, reconhecendo a prevenção primária como o cerne da questão. Assim, as ações de extensão voltadas à formação inicial e continuada se intensificam e tornam indissociáveis o ensino, a pesquisa e a extensão. Nesse sentido, o envolvimento de acadêmicos de diferentes formações contribui com a possibilidade do diálogo e interação interdisciplinar, propiciando a mudança no estilo do pensamento, da visão simplificadora e fragmentada, para o pensamento complexo e unificador. Pretende-se, com isso, contribuir para que a UFPR possa ascender, no prazo de cinco anos, ao status de Centro de Referência no enfrentamento à drogadição.
Palavras-chave: Prevenção, Drogas, Drogadição