ESCOLA PILOTO DE ENGENHARIA QUÍMICA DA UFPR
enec/resumo_205.html
Setor: Tecnologia
Coordenador: Alberto Tadeu Martins Cardoso
Vice-coordenador:
Alunos bolsistas: Eduardo de Athayde Cunha Borges da Fontoura, Guilherme Reis Fressato, Henrique Bressiani, Rafael Kreuzberg Ferreira
Alunos voluntários: André Henrique da Rocha Moreira, Djanine Fernanda Siqueira dos Santos, Eduardo Fetter Roldo, Éverton Simões Van-Dal, Guilherme Vaz da Silva, Gustavo Lunardon Quilló, Isabella Giovanetti Barreto, Ivo Matheus Skiavine, Luisa Marçal Scolari, Luiza Pivatto, Marcelle Guth de Freitas Batista, Mariana van den Tempel Mendonça, Rodrigo Luzzi Baschta, Vanessa Cristina Juliani
Docentes participantes: Mônica Beatriz Kolicheski
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
A comunidade acadêmica reconhece que uma das necessidades de um curso superior é a sua constante atualização, principalmente na área da engenharia. Nesse sentido, a Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR (EPEQ) foi criada com o objetivo de pesquisar e estudar com profundidade um assunto atual, ainda não contemplado no currículo em vigor, para organizar e ministrar um curso de extensão sobre o assunto estudado. Além disso, a Escola Piloto pode atuar como um órgão organizador e promotor de eventos relacionados à engenharia química como, por exemplo, palestras e cursos extracurriculares, que podem ser ministrados por graduandos, graduados, pós-graduandos ou convidados externos. Considera-se, portanto, que as atividades de extensão podem (devem) ter duplo sentido: a Universidade produz e difunde o conhecimento e a sociedade ajuda a manter a Universidade atuante e atualizada. Além do conhecimento técnico adquirido, os integrantes da Escola Piloto desenvolvem bastante as habilidades pessoais, como responsabilidade, iniciativa, liderança, trabalho em equipe, capacidade de comunicação, e demais virtudes sociais. A EPEQ é formada por um professor tutor e um grupo de alunos do curso de Engenharia Química da UFPR, que foram aprovados no processo seletivo. Assim que ingressa na Escola Piloto, cada integrante passa por um treinamento para desenvolver suas capacidades de oratória e de comunicação. Então o tema escolhido para ser estudado é dividido entre os membros, para cada um pesquisar e preparar sua aula. Há duas reuniões semanais, com frequência controlada, nas quais o responsável pela aula apresenta o conteúdo, seguido de discussões e esclarecimentos. Em cada reunião é feita a avaliação da aula, tanto pelos integrantes como pelo professor tutor. Ao final do tema, todo o material é padronizado, editado e organizado, resultando em uma apostila e um conjunto de slides com as apresentações pertinentes para serem utilizados no curso. Mesmo tendo sido aprovada pela PROEC apenas em maio de 2013, até hoje (julho/2013), a EPEQ já ministrou 2 cursos de 18 horas cada um e um mini-curso de 8 horas, todos sobre o tema "Integração Energética por Análise Pinch". Outro curso sobre esse tema será oferecido em setembro de 2013. Nesses cursos, houve a participação de 90 alunos, entre graduandos, pós-graduandos e engenheiros. Atualmente está sendo estudado o tema "Qualidade e Logística aplicadas à Engenharia Química". Cabe lembrar que, em todos os eventos, a preocupação constante e crescente é a boa qualidade das atividades desenvolvidas.
Palavra-Chave: Ensino, Graduação, Engenharia Química