ESCRAVIDÃO E FORMAÇÃO DO ESTADO BRASILEIRO NAS FONTES JUDICIAIS DO PARANÁ (1822-1888): DESCRIÇÃO DE DOCUMENTOS E AMPLIAÇÃO DE INFORMAÇÃO

Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes

Coordenador: Joseli Maria Nunes Mendonça

Vice-coordenador: Pedro Plaza Pinto

Alunos bolsistas: Andressa Lopes de Oliveira, Juliane Bernardes da Silva, Larissa Urquiza Perez de Morais, Milena Gimenez Cabral, Rafael Julião Evangelista

Alunos voluntários: Ruanita Constantina da Silva

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Cultura


RESUMO

O projeto vem sendo implementado desde maio de 2012 e tem como instituição parceira o Arquivo Público do Estado do Paraná. Seu objetivo mais geral é contribuir para a ampliação do acesso ao patrimônio histórico e gerar condições formativas aos estudantes da UFPR. As ações compreendidas no projeto visam identificar, descrever e disponibilizar dados sobre documentos do Fundo Poder Judiciário do Arquivo Público, especificamente aqueles que de forma direta ou indireta tenham relação com a história da escravidão na província, entre os anos de 1822 e 1888. Para tanto, estamos implementando a seguinte metodologia: leitura de todos os processos disponíveis no acervo; descrição, segundo ficha criada pela equipe técnica do Arquivo, daqueles que façam referência à escravidão; inserção dos dados descritivos em uma base de consulta, constituída por um Programa Documentador. No primeiro período de realização do projeto tivemos resultados significativos: foram lidos 817 processos, dentre os quais 104 foram descritos e 64 foram inseridos no Programa Documentador, encontrando-se disponíveis em http://www.arquivopublico.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=93. Em todas as atividades houve uma profícua interação dialógica com a equipe técnica do Arquivo Público, que instruiu os bolsistas sobre o trato com os documentos, a leitura de manuscritos e a organização das fontes no acervo, o que possibilitou uma abordagem interdisciplinar, abarcando a História, a paleografia, a arquivística. A experiência interdisciplinar foi ampliada com a participação de um bolsista do Curso de Direito, facilitando ao grupo trabalho que também envolve o tema e as fontes contempladas nas suas atividades de extensão. Assim, tanto as experiências de ensino como as de pesquisa associadas ao trabalho extensionista evidenciam os ganhos acadêmicos aos alunos da UFPR envolvidos neste projeto. conhecimentos sobre a instituição produtora dos documentos descritos: a Justiça. Foram geradas também experiências de ensino: os bolsistas agregaram fontes por eles descritas em disciplinas que cursaram (especialmente História do Brasil II e História do Paraná); juntamente com a coordenação do projeto, realizaram estudo e discussão de textos sobre História da Escravidão e História do Direito. Três dos bolsistas da equipe vem realizando suas pesquisas de TCC com questões e fontes relacionadas ao projeto; uma bolsista está inscrita no edital PIBIC 2013-2014 como voluntária em plano de trabalho.

Palavra-Chave: História, Escravidão, Paraná