YAPIRA - GRUPO DE ROBÓTICA

Setor: Tecnologia

Coordenador: Alcy Rodolfo dos Santos Carrara

Vice-coordenador: Eduardo Todt

Alunos bolsistas: Carolina Luhm Crivellaro, Renan Costa Réus

Alunos voluntários: Adilson Eduardo Sobczack, Adriana Saty Hirano Marchioro Bertelli, Alcemir Mocelin Júnior, Alexandre do Nascimento, Andressa Ruviaro Almeida, Atila Kendy Amaya, Bernardo Silva Furtado de Mendonça, Cesar Henrique e Silva, Fabio Henrique Bozza, Fagner José Lirya Luiz, Felipe Augusto Pauluk, Fernanda Aparecida de Oliveira, Franciele das Neves Figueiredo, Gabriel de Souza Gomes, Gabriel Nichele Sampaio, Jean Carlos Pires, Jefferson Teixeira Godoy, João Tiago Pilato, Jorge Luis de Ramos Filho, José Lucas de Oliveira Silva, Leila An An Sun Deng, Leonardo Wionn, Luiz Felippe de Almeida Jacopetti, Rafael Gustavo de Lima, Rodrigo Kogeratski, Rodrigo Vieira Lizama, Sarah Yoo, Veridiana Guimarães von Paraski, Vinícius Luiz Valério

Docentes participantes: Alexandre Augusto Pescador Sardá, Ewaldo Luiz de Mattos Mehl, João Americo Vilela Junior, Waldomiro Soares Yuan

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Tecnologia e Produção


RESUMO

Cada vez mais a humanidade tenta encontrar na robótica uma solução para uma grande diversidade de problemas que se constituem na última fronteira da evolução da humanidade. Com o crescente avanço tecnológico se tornando uma realidade e com o objetivo da capacitação acadêmica dos estudantes da área de tecnologia, demonstrando as possibilidades das engenharias mecânica, elétrica e computação, foram criadas as "Competições de Robótica". No Brasil essas competições ocorrem duas vezes por ano. Para representar a UFPR nessas competições foi criado o Yapira Grupo de Robótica, um projeto de extensão que trabalha com duas frentes: faz projetos para as competições nacionais de robótica e realiza palestras e apresentações em escolas de nível fundamental e médio. Os objetivos do grupo são construir robôs com qualidade e tecnologia desenvolvida na UFPR. Gerar conhecimento sobre motores elétricos, materiais de alta resistência, engenharia de controle e automação, mecanismos, juntas e soldas entre outras áreas. Interação com a comunidade através de palestras e feiras, principalmente os alunos de nível médio que precisam de exemplos concretos para escolher sua profissão. Metodologia: Primeiramente no grupo tem-se a ideia do projeto e então é feita a concepção e planejamento do projeto utilizando as ferramentas MS Project e Excel, então se inicia a parte de pesquisas e projetos conforme o planejamento pede. Os projetos usam o programa CATIA, SOLID WORKS, SOLID EDGE, MATLAB e programas de projeto de placas de controle. A partir do projeto inicia-se a montagem que começa na lista de materiais. Por último reúne-se toda a equipe para fazer a montagem propriamente dita. Depois da montagem avalia-se todo o material que foi criado e é estudado o motivo das falhas e acertos; assim como se testa esse novo robô. Divulga-se o conceito da Robótica através de palestras nas escolas onde se coloca os robôs para que os alunos possam entender seus conceitos. O público alvo é principalmente os alunos de nível médio, mas não está limitado a esses alunos. Principais resultados: Os resultados do trabalho feito pelo grupo foram a participação em duas competições da Robocore. Novos modelos de robôs: Seguidor de Linha, Sumô autônomo e aperfeiçoamento dos robôs já projetados em anos anteriores (Taz, Blanka Blankinha, Sumô rádio controlado). Um trabalho de graduação e um artigo submetido ao XLI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia – COBENG 2013. Foram feitas as apresentações no Colégio Militar de Curitiba, Feira de Cursos e Profissões da UFPR no ENEC 2013.

Palavra-Chave: Robô de Competição, Robô Rádio-Controlado, Programação de Robô