TRÂNSITO E CIDADANIA

Setor: Ciências Humanas, Letras e Artes

Coordenador: Alessandra Sant'Anna Bianchi

Vice-coordenador: Carlos Augusto Serbena

Alunos bolsistas: Alline Flores e Brito, Ana Paula Ireno dos Santos, Eduarda Lehrnann Bannach, Leticia Carol Gonçalves, Leticia Cristina Ferreira Barbosa, Paula Pilatti, Sorane Cristina dos Santos

Alunos voluntários: Bruna dos Santos Rodrigues, Chaiane Marcelo Silva, Eleine Shivallier Spinelli Freitas, Juliana Tiemi Tsukamoto, Karin Juliana Daffinyn da Silva, Layane Priscila da Silva, Livia Gomes Reis, Mellany de Medeiros Nones, Ramon Vilarino Dos Santos, Rhana Paula de Araújo Ribas, Talissa Macedo Correia, Valdinele Batista Schulze.

Docentes participantes:

Técnicos administrativos participantes:

Participantes Externos:

Área Temática: Educação


RESUMO

O trânsito é um tema recorrente para os cidadãos brasileiros e mundiais, pois negligências e desconhecimentos geram elevados índices de acidentes. Dessa forma, este tema é considerado um dos maiores problemas de segurança e saúde pública, sendo fundamental incluí-lo no âmbito educacional. O projeto Trânsito e Cidadania, por meio da ação específica Ciranda do Trânsito, tem como objetivo discutir com crianças de dois a dez anos de idade a forma mais segura de fazer parte do trânsito. São apresentadas diversas possibilidades para esta participação, seja o indivíduo como pedestre, ciclista ou acompanhante no carro. Inicialmente é feita uma capacitação para a equipe executora, por meio de seminários, palestras e discussões. Nessa capacitação são abordados temas referentes à psicologia do desenvolvimento, psicologia do trânsito e a metodologia do projeto. Também é realizada uma simulação da aplicação do projeto em uma escola, a fim de treinar os novos integrantes do projeto. Após esta fase, os próximos procedimentos correspondem a: contato com as escolas, apresentação do projeto às professoras e a equipe pedagógica, aplicação do projeto, avaliação do mesmo pelos professores e alunos da escola visitada e discussão dessas avaliações e das dificuldades enfrentadas pelos expositores do projeto. A atividade com as crianças é desenvolvida em torno de quatro cenários lúdicos, nomeados como: "Todos fazem parte do trânsito", "Criança na rua, só anda acompanhada", "Bicicleta, só de capacete" e "Lugar de criança dentro do carro, é na cadeirinha". A aplicação é realizada em torno de vinte minutos por grupo de dez crianças, com duração média por cenário de cinco minutos. No período compreendido entre julho de 2011 e junho de 2012 mais de 2500 crianças, distribuídas em 11 escolas de Curitiba e região metropolitana, participaram do projeto. A análise das avaliações de professores e alunos indicam a aprovação e a opinião positiva relativa ao projeto, sugerindo sua continuidade. Essas avaliações também são discutidas nas supervisões do grupo e as críticas e sugestões de melhorias para o projeto avaliadas e implementadas quando técnica e teoricamente viável. O projeto tem se desenvolvido no tripé ensino-pesquisa-extensão. As atividades de ensino desenvolvidas na capacitação, justamente com aquelas próprias do curso de psicologia habilitam a equipe para a extensão. A necessidade de avaliar a extensão, por sua vez, promoveu o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, seja de análise de dados como de estruturação de apresentação de resultados em eventos científicos.

Palavra-Chave: Trânsito, Prevenção, Educação