SEM FRONTEIRAS: ATIVIDADES CORPORAIS PARA ADULTOS MADUROS E IDOSOS
enec/resumo_187.html
Setor: Ciências Biológicas
Coordenador: Fernando Renato Cavichiolli
Vice-coordenador: Fernando Marinho Mezzadri
Alunos bolsistas: Amanda Gabrielly Krama de Matos, Celso Vitor Amaral, Denieli Ercole Soares, Fernando Tortelli Pessoa, Gisele Antunes do Livramento, Leonardo Ducci de Almeida, Vinicius Machado do Valle.
Alunos voluntários: Andressa Fogaça Prateano
Docentes participantes: Rosecler Vendruscolo, Doralice Lange de Souza
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Saúde
RESUMO
O "Projeto Sem Fronteiras: atividades corporais para idosos" desenvolvem atividades físicas, sociais e culturais para adultos maduros e idosos residentes em Curitiba e região metropolitana. Criado em 1999, o projeto efetiva as suas ações no Departamento de Educação Física e no Centro de Educação Física e Desporto da Universidade Federal do Paraná. Aos acadêmicos, os objetivos são atrelados à formação profissional a partir das trocas de conhecimento e experiências práticas referente ao processo do envelhecimento tanto intergerações quanto intragerações. Essa aquisição de saberes é desenvolvida por meio de construção de planejamentos, intervenções, avaliações e análise da prática docente. Aos idosos, o projeto busca a inserção social do ser idoso e ampliação da condição física e psicológica do mesmo. As atividades desenvolvidas compreendem ginástica aeróbia, alongamentos, musculação, jogos, esportes, recreação, festas de datas comemorativas e passeios para a integração dos alunos. A intervenção ocorre terças e quintas feiras de manha das 9hrs às 11hrs e tarde 14 às 16 h. Os idosos são divididos em dois grupos durante o período da intervenção, um para a musculação (subdivididos em grupos de acordo com suas anamneses) e o outro para as atividades em diferentes espaços. Para base teórica dessas ações, o projeto fundamenta-se na promoção da saúde e na educação permanente: Mazo (2001), Neri e Debert (1999), Okuma (1998), Cachioni (2003) e Farinatti (2008), dentre outros. Verificou-se que o projeto oferece oportunidade de uma formação docente aos acadêmicos, constituindo para a construção de um profissional capacitado para atuar nesta área da Educação Física. Aos idosos o projeto contribui na melhora de algumas capacidades físicas como força, agilidade, equilíbrio, coordenação motora e flexibilidade, bem como em algumas funções fisiológicas como a pressão arterial. Além disso, através de relatos espontâneos, perceberam-se melhoras nos aspectos psicológicos e sociais, uma vez que muitos explanam melhora da autoestima e sensação de pertencimento ao grupo. Conclui-se que o projeto contribui para melhora da execução das atividades da vida diária e por conseqüência, da qualidade de vida dos idosos, além da formação acadêmica e pessoal dos graduandos envolvidos com a prática docente.
Palavra-Chave: Idosos, Atividade Física, Saúde