REVIREI - Revista Virtual de Educação Infantil
enec/resumo_180.html
Setor: Educação
Coordenador: Catarina De Souza Moro
Vice-coordenador: Angela Maria Scalabrin Coutinho
Alunos bolsistas: Ana Julia Lucht Rodrigues
Alunos voluntários:
Docentes participantes: Miriam Aparecida Graciano De Souza Pan, Ana Carla Harmatiuk Matos, Gizele De Souza, Marynelma Camargo Garanhani
Técnicos administrativos participantes:
Participantes Externos:
Área Temática: Educação
RESUMO
A REVIREI Revista Virtual de Educação Infantil pretende ser um espaço de divulgação e debate de temas de estudo e pesquisa em Educação Infantil e outros atinentes à área através de uma publicação semestral. Dará suporte teórico e prático aos professores/educadores da primeira infância, assim como aos gestores de creches e pré-escolas públicas e equipes técnicas das secretarias municipais, na perspectiva de garantia dos direitos fundamentais das crianças, compreendendo a instituição de educação infantil como lócus de ampliação dos conhecimentos, socialização e exploração lúdica pelas crianças. A REVIREI constitui-se em uma possibilidade de associar ensino-pesquisa-extensão à medida que veicula discussões teórico-práticas advindas das pesquisas desenvolvidas na graduação e pós-graduação e que podem ser objeto de estudo na formação inicial e continuada; assegura a participação de colaboradores de diferentes áreas (Direito, Psicologia, Artes, Educação) com vistas a um trabalho transdisciplinar; e permite a relação entre os interlocutores-leitores e os participantes, colaboradores responsáveis pela produção da Revista. Nesse sentido, compreende-se que tal recurso pode trazer impactos positivos para que docentes, equipes técnicas das redes municipais, entre outros interessados reflitam sobre a especificidade da educação infantil, podendo repercutir em mudanças nos seus cotidianos de trabalho. A metodologia adotada para alcançar esses objetivos consiste em reuniões periódicas entre os responsáveis pelo projeto, membros do NEPIE e bolsista, com vistas a elaborar material, contatar colaborações de outros participantes internos e externos, selecionar e compilar os diferentes materiais a fim de dispor/diagramar em ambiente virtual a revista.
Palavra-Chave: Educação Infantil, Infância, Formação de Professores